Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Calote

China critica ideia de "breve default" na dívida dos EUA

Os Estados Unidos estarão "brincando com fogo" se optarem por declarar um breve default (calote) de sua dívida, afirmou hoje à agência Reuters Li Daokui, consultor do Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país). Um grupo de parlamentares republicanos têm defendido, nos EUA, a ideia de um breve default - ou seja, de um default técnico que adiaria o pagamento de juros por alguns dias.

Segundo Li, o governo chinês precisa dissuadir os EUA da ideia de default. A autoridade afirmou, no entanto, que a China ainda vai manter seus investimentos em títulos da dívida do governo norte-americano mesmo se isso ocorrer. A China é o maior comprador de bônus dos EUA.

FMI

O ministro de Relações Exteriores da China, Yang Jiechi, afirmou hoje, depois de se reunir com a ministra das Finanças da França e principal candidata à diretoria do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que a corrida para assumir o comando da instituição estava "aberta".

"Nós tivemos uma boa conversa. Ela explicou o propósito de sua candidatura. Eu ouvi com muita atenção", afirmou Yang. A reunião foi realizada em um complexo do governo chinês em Pequim, onde as autoridades estrangeiras são frequentemente hospedadas. A ministra francesa chegou a Pequim hoje para uma série de reuniões com importantes autoridades chinesas. O objetivo é persuadi-las a apoiar sua candidatura para o comando do FMI.

Ontem, Lagarde se encontrou com líderes indianos em Nova Délhi, que não revelaram publicamente se irão ou não apoiá-la. O ministro das Finanças da Índia, Pranab Mukherjee, disse que a escolha do diretor do FMI deverá ser baseada no "mérito" e na "competência".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.