A China registrou um raro déficit comercial no primeiro trimestre do ano, em um contexto de vigor na economia doméstica e aumento global nos preços das commodities.
Segundo informações da administração aduaneira chinesa divulgadas neste domingo, de janeiro a março as importações chineses superaram as exportações em 1,02 bilhão de dólares, fazendo com que o país tivesse seu primeiro déficit comercial trimestral desde 2004.
Os números do comércio exterior mostram que a economia da China pode estar evoluindo para uma direção mais sustentável,por se tornar menos dependente das exportações, disse Isaac Meng, economista do BNP Paribas em Pequim/
Em março, isoladamente, a China teve um pequeno superávit de 140 milhões, enquanto em fevereiro o déficit havia sido de 7,3 bilhões.
As exportações chinesas cresceram 35,8 por cento em março em relação ao mesmo mês no ano passado, enquanto as importações aumentaram 27,3 por cento na mesma comparação.
O déficit comercial chinês no primeiro trimestre tem um componente sazonal, uma vez que as exportações normalmente são mais fracas no início do ano.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast