PEQUIM - O governo da China abriu uma investigação sobre o gigante da internet Google, afirmando que a licença usada pelo "Google.cn" para operação no país não está adequada. O Google negou a irregularidade.

CARREGANDO :)

A empresa usa uma licença válida para companhias nacionais graças a um acordo de colaboração com o portal "Ganji.com". Agora, o governo exige do Google uma licença específica para empresas estrangeiras em operação na internet, chamada de ICP na sigla em inglês, embora o artifício usado pelo Google seja comum também entre outras empresas.

- Não é comum que uma empresa faça isso - disse um porta-voz da empresa, acrescentando que o Google.cn exibe o seu número de licença em sua página de buscas no país.

Publicidade

"Sem essa licença, não se permite a entrada de capital estrangeiros em negócios de telecomunicações, incluídas as operações de ICP", diz o jornal "Beijing News".

O Google, assim como Yahoo e Microsoft, já colabora com o governo ditatorial da China censurando determinadas informações, como sobre o massacre da Praça da Paz Celestial.