Os líderes de China, Japão e Coreia do Sul concordaram neste domingo em iniciar este ano conversações para estabelecer uma área de livre comércio para estimular a economia da região.
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse que uma integração econômica regional mais estreita como resposta a uma lenta recuperação global e a um crescimento do protecionismo do comércio pode liberar um novo potencial de crescimento.
"O nordeste asiático é a região mais dinâmica do mundo. Há ali um grande potencial para que nossos três países tenham uma estreita cooperação comercial e de investimentos.
"A criação de uma área de livre comércio liberará a vitalidade econômica de nossa região e dará um impulso maior à integração econômica no Leste asiático", disse Wen.
As declarações de Wen foram feitas na capital chinesa depois de ele reunir-se com o presidente sul-coreano Lee Myung-Bak e com o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda.
No encontro deste domingo, os dirigentes dos três países também firmaram um acordo de investimentos concluído após 13 sessões de negociações que se prolongaram durante cinco anos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast