A China foi o principal mercado automobilístico mundial em janeiro à frente dos Estados Unidos, segundo a imprensa chinesa. O principal motivo para a inversão foi o desabamento do mercado americano no mês passado, até então número um.
No entanto, os analistas atribuem a mudança a particularidades da temporada, e disseram que o mercado chinês ainda não conquistou a liderança mundial a longo prazo.
Citando Dong Yang, diretor adjunto da Associação de Construtores chineses, o canal de televisão CCTV anunciou que o país asiático vendeu 735.500 automóveis em janeiro.
Segundo estimativas preliminares do gabinete especializado Autodata, as vendas nos Estados Unidos não passarem de 656.976 unidades em janeiro, o que significa uma queda de 37% em ritmo anual.
"Janeiro foi um mês especial pelo Novo Ano Lunar, porque os chineses, por tradução, compram automóveis novos neste período", destacou John Zeng, analista da Global Insight em Xangai.
Pelo contrário, o consumo dos ocidentais é menor no período posterior ao Natal.
"A China teve um bom mês e os Estados Unidos tiveram provavelmente o pior mês em muito tempo. Continuamos sem pensar que a China vá superar os Estados Unidos este ano", indicou Michael Dunne, analista da JD Power.
O mercado chinês, habituado a um aumento das vendas de mais de 20%, registrou em 2008 um crescimento de um só dígito pela primeira vez desde 1999, a mais de 6,7% em ritmo anual.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast