A China deverá enfrentar um corte de energia de cerca de 40 gigawatts (GW) neste ano, caso a seca continue a afetar as hidrelétricas do país e o abastecimento de carvão térmico continue apertado. A informação foi divulgada hoje pela agência estatal de notícias Xinhua, citando autoridades chinesas. O corte de energia pode expandir-se para 50 gigawatts em 2012 e exceder 70 gigawatts em 2013, afirmou Su Shengxin, diretor de marketing da State Grid Corp. of China, em um comunicado.

CARREGANDO :)

Xue Jing, diretor do Departamento de Estatísticas do Conselho de Eletricidade da China, afirmou em um relatório que a estimativa preliminar do conselho para o corte de energia de 30 gigawatts neste ano foi "conservador". Segundo ele, os cortes de energia em 2011 serão os priores desde 2004.

Na semana passada, as províncias de Hunan e Anhui e o município de Chongqing sofreram racionamento de energia, afirmou a Xinhua, citando Yanshan Yu, vice-diretor do escritório geral da Comissão Reguladora de Eletricidade de Estado (SERC).

Publicidade

Algumas usinas movidas a carvão localizadas nas províncias Qinghai, Hubei, Hunan, Shanxi, Shaanxi e Henan suspenderam as operações devido à redução do abastecimento de carvão, afirmou Yu. O corte de energia foi provocado principalmente pelas taxas operacionais mais baixas em usinas movidas a carvão por causa dos preços altos da matéria-prima e das tarifas menores das redes de eletricidade, ao invés de uma capacidade de energia instalada insuficiente, segundo Yu.