A montadora chinesa JAC Motors anunciou a construção de uma fábrica no país com investimento de US$ 600 milhões e capacidade de produção de 100 mil unidades por ano. A unidade deverá ficar pronta em 2014. A marca ainda não divulgou a região escolhida para a instalação do empreendimento.
O plano de construção da fábrica antecipa os planos da marca. Em março, o empresário Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, responsável pelo desembarque da JAC no Brasil, afirmou que uma fábrica somente seria viável quando a marca alcançasse 100 mil unidades vendidas por ano.
A empresa começou a atuar no país em 18 de março deste ano, com a abertura de 46 concessionárias em 28 cidades brasileiras, no chamado "Dia J". O Grupo SHC é dono de 35 delas, e investiu R$ 210 milhões. A estratégia também incluiu R$ 140 milhões de investimento em marketing, com o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda da marca, e seis anos de garantia para os carros. A estreia da JAC nas avenidas brasileiras ocorreu com os modelos J3 e o sedã J3 Turim. Para se adaptar às condições locais, eles sofreram 242 alterações em relação ao modelo original, comercializado na China.
Recentemente, outras marcas chinesas anunciaram construção de fábricas. A Lifan e a empresa brasileira Effa assinaram um acordo para a construção de uma montadora no Brasil com capacidade para 10 mil unidades por ano. O investimento previsto é de US$ 100 milhões. A Chery deve inaugurar sua fábrica em Jacareí (SP), com investimentos de US$ 400 milhões, até 2013. A projeção é produzir 150 mil unidades anualmente.
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