O grupo brasileiro SHC, controlador da montadora chinesa JAC Motors no Brasil, anunciará nesta sexta-feira projeto para construir uma fábrica no Pólo de Camaçari, na Bahia, com investimento de 900 milhões de reais.
A unidade deve entrar em operação em 2014 e terá capacidade para produzir 100 mil unidades por ano em dois turnos, segundo comunicado da empresa. O projeto também resultará na criação de 3.500 empregos diretos.
A maior parte dos investimentos na fábrica (80 por cento) será proveniente do grupo SHC e o restante, da JAC.
"Será a primeira montadora de automóveis de grande volume do Brasil, que produz modelos abaixo de 50 mil reais, com controle totalmente nacional", afirmou a companhia em nota.
No início de agosto, o SHC e a montadora chinesa haviam anunciado investimento de 600 milhões de dólares para construção de uma fábrica no país, sem especificar a localização da unidade.
No final de setembro, entretanto, a JAC decidiu suspender os planos, enquanto o governo não revisasse a medida que elevou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos percentuais para veículos importados.
Em nota nesta sexta-feira, o presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, afirmou esperar que, ao manifestar a decisão de construir a fábrica no Brasil, o governo crie condições para alterar o decreto.
O projeto da fábrica será protocolado nesta sexta-feira no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília.
Atualmente, o grupo SHC possui 89 concessionárias no Brasil, das quais 40 são da JAC, número que deve crescer para 200 em 2014.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast