
Com o rigor da lei seca, que pune motoristas alcoolizados, bem como proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, a empresa multinacional Femsa, fabricante das cervejas Kaiser e Sol, resolveu investir na produção do primeiro chope sem álcool. O produto cuja comercialização experimental começou a ser feita na última sexta-feira em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte será fabricado na unidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e distribuído para todo o país.
Os números justificam a inovação. Neste ano, a empresa registrou um aumento de 69,5% nas vendas da marca sem álcool Bavária. Neste mês, de acordo com dados da Femsa, o volume de vendas do produto sem álcool já mais que o dobro do registrado em agosto de 2007.
A nova proposta será baseada na marca Sol e, de acordo com a Femsa, sua fórmula segue os padrões de aroma e cremosidade dos outros chopes do portfólio da empresa. "Adicionalmente, permite aos motoristas se deliciarem com um chope sem álcool" explica o diretor de marketing, Riccardo Morici.
Produção
Os testes de produção do chope Sol sem álcool tiveram início há cerca de 20 dias, depois de um período de pesquisas internas. O gerente da fábrica da Femsa em Ponta Grossa, Rui Gil Canesso Garcia, comenta que a matéria-prima do novo chope é a mesma do tradicional e a diferença aparece no momento da fermentação. Quando o álcool começa se formar, o processo é interrompido. Por isso, o sabor não seria comprometido.
A nova linha não exigiu da empresa a contratação de mais funcionários. A Femsa, instalada há 11 anos em Ponta Grossa, fabrica cerca de 25 milhões de litros de chope e cerveja por mês. O fator logística pesou na escolha da unidade paranaense para a fabricação do chope sem álcool. No local, a cerveja sem álcool Bavária é produzida em escala nacional desde 2003.
Participação
Atualmente com 9,7% do market share nacional, a Femsa está em terceiro lugar no ranking de vendas de cervejas, perdendo para a Schincariol e para a Ambev, que domina o mercado nacional com mais de 60% de participação no mercado. A empresa espera ganhar terreno com o segmento de bebidas que não apresentam teor alcoólico. A Femsa não quer divulgar ainda a produção nem a estimativa de vendas do chope sem álcool por considerar tais informações estratégicas.



