Aparelho, semelhante a um pendrive, será vendido por R$ 199| Foto: Divulgação

Android TV

O Google pode anunciar em breve mais uma novidade na área de televisão sob a forma da Android TV. Em abril, o site The Verge vazou documentos sobre uma interface da empresa para reunir aplicativos, jogos, filmes e vídeos na televisão. Desenvolvedores já trabalhariam na realização de apps dedicados à plataforma. Além do software, a Android TV viria junto com uma caixa plástica, tipo set-top box, nos moldes da Apple TV.

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Chega hoje ao varejo brasileiro o aguardado Chromecast, dispositivo produzido pelo Google que facilita a transmissão de conteúdo da internet na televisão. Custando R$ 199 no país, ele começará a ser vendido nas lojas online do Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, da Via Varejo, chegando posteriormente às unidades físicas dessas redes e a outros estabelecimentos.

O Chromecast tem o tamanho de um pendrive e é "espetado" na entrada HDMI da televisão e conectado à rede wi-fi. O usuário pode então, pelo smartphone ou tablet, escolher um dos aplicativos compatíveis com o dispositivo. No Brasil, ele inicia com opções como YouTube, Netflix e Vevo.

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O Chromecast passa o vídeo na televisão, mas não faz isso pelo celular ou tablet, buscando o conteúdo diretamente na nuvem do respectivo serviço. Com isso, não mobiliza bateria do aparelho móvel. Controles de volume ou de localização dentro do vídeo são realizados pelo celular ou tablet.

O aparelho também serve para "espelhar" no televisor conteúdo de internet que estiver aberto no navegador Chrome. Apesar de lembrar um pendrive, o Chromecast precisa estar ligado em alguma fonte de energia para funcionar. Esta pode ser tanto a tomada quanto a própria TV, com o uso de um cabo miniUSB que vem junto com o aparelho.

Desempenho

O Chromecast saiu nos Estados Unidos em julho do ano passado e este ano foi introduzido em vários países europeus. O Brasil é o 18.º mercado a receber o produto.

Não é a primeira vez que o Google tenta emplacar um produto na área de televisão. Nos últimos anos, a empresa tentou um aplicativo e uma central de mídia chamados Google TV, que não vingaram. O presidente da empresa, Eric Schmidt, chegou a prever que, em 2012, a maioria das TVs nos Estados Unidos utilizaria o Google TV, o que não aconteceu.

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Com o Chromecast parece ser diferente. Apesar de não fornecer números, o produto está em primeiro lugar entre os eletrônicos mais vendidos da Amazon norte-americana, posição que ocupou pela primeira vez em outubro do ano passado. A revista Time elegeu o Chromecast como o melhor produto eletrônico de 2013.

Em março, o vice-presidente sênior de Android e Chrome da empresa, Sundar Pichai, disse que as vendas do produto se situavam em "milhões" e que ele "cresce ativamente".