As companhias aéreas estudam oferecer no ano que vem uma tecnologia que permitirá aos passageiros a usarem seus telefones durante as viagens. Hoje, é proibido ligar de celulares. Para não atrapalhar o vôo, o uso precisará ser controlado. A empresa que está desenvolvendo a tecnologia, para os aviões da Airbus, informa que a tripulação poderá desligar à distância os celulares dos passageiros ou bloquear a função de voz dos aparelhos, permitindo em determinados períodos apenas o uso de emails e de mensagens de texto.
As companhias aéreas estão procurando maneiras de policiar o uso potencialmente incômodo de celulares a bordo por meio de símbolos que incluem um círculo cruzado contendo um celular, cujo uso informaria aos passageiros que devem desligar seus telefones durante a decolagem e períodos "de repouso".
- O objetivo é que as companhias aéreas possam desligar as funções de voz, por exemplo, nos períodos 'noturnos' do avião durante vôos de longa distância - disse um porta-voz da joint-venture de comunicações OnAir.
- Cada companhia aérea deve desenvolver protocolos diferentes para o uso de aparelhos móveis de comunicação, mais ou menos da mesma maneira que diferentes protocolos foram desenvolvidos em diferentes países para o uso público de celulares - afirmou.
A Airbus anunciou que levará adiante seus planos para testar celulares, Blackberries e outros aparelhos de comunicação em aviões, no ano que vem, apesar das medidas de segurança reforçadas adotadas depois de uma suposta conspiração para sequestro de aviões, no Reino Unido, e de revezes sofridos por serviços de comunicação a bordo nos Estados Unidos.
A OnAir é uma parceria entre a Airbus e a Sita, uma fornecedora de sistemas de tecnologia da informação.
A Air France KLM deve liderar os testes ao receber os primeiros aviões habilitados para o serviço, em 2007, enquanto a companhia de baixo custo Ryanair também está perto de começar a obter receita adicional ao permitir o uso de celulares a bordo.
Enquanto isso, porém, a British Airways informou que está interessada na tecnologia, mas está fazendo pesquisas com passageiros para saber qual nível de uso de celulares seria aceitável.
A alemã Lufthansa também está cautelosa, afirmando que ainda não decidiu se permitirá o uso de celulares em seus aviões.
A Boeing anunciou na semana passada que vai fechar a unidade deficitária Connexion, que vendia serviço que permitia a companhias aéreas oferecerem acesso rápido à Internet a passageiros em vôos. O serviço baseado em satélites, para o qual a Boeing não conseguiu encontrar um comprador, era muito caro e poucas companhias aéreas decidiram adotá-lo.