O Ministério das Comunicações divulgou ontem a lista com as 262 cidades selecionadas para serem contempladas com o Cidades Digitais, programa do governo federal que dá a infraestrutura de fibra ótica para conectar órgãos públicos municipais e oferecer pontos de internet gratuita. Do total, nove cidades são paranaenses, que agora se somam aos oito municípios do estado selecionados no projeto-piloto do programa.
A nova etapa do Cidades Digitais inclui municípios com até 50 mil habitantes e vai contar com um investimento de R$ 201 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ibaiti, Imbituva, Jacarezinho, Jaguariaíva, Pinhão, Piraí do Sul, Reserva, Santo Antônio da Platina e São Mateus do Sul foram as escolhidas no Paraná.
Nesta segunda etapa, puderam se inscrever cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 km do backbone (rede principal) da Telebrás ou que tivessem compromisso firmado com operadoras privadas para conexão à internet. A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais.
O modelo proposto pelo Ministério das Comunicações para o programa é conectar órgãos públicos; implantar aplicativos de gestão; capacitar servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs; dar acesso à população aos serviços de governo eletrônico; e ofertar pontos de acesso à internet em espaços públicos.
Primeira fase
Toledo, no Oeste do estado, foi uma das 80 selecionadas em todo o país para a primeira fase do programa. Robson Vozniak, diretor do departamento de informática da prefeitura da cidade, conta que o projeto local está em fase de implantação, mas que já há mudanças significativas na infraestrutura. "Tínhamos uma linha de 10 MB e agora vamos ter uma de 100 MB, o que significa mais velocidade no setor público. Além disso, vamos distribuir o sinal em parques e praças da cidade. O anel de conexão deve estar completo até março", avalia.
José Marinho, diretor da Rede Cidades Digital, lembra que, além das cidades contempladas pelo programa, pelo menos outros 60 municípios do estado se encaixam no conceito de cidade digital. "Essas cidades podem não ter a envergadura das contempladas, mas mostram indicativos de que estão preocupadas com a inclusão digital, seja com recurso próprio ou com leis municipais. Informatizar serviços públicos ajuda a dar um salto de qualidade na máquina administrativa", salienta.