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Cielo se prepara para o movimento mais forte do ano

Em dezembro, 70 profissionais vão se revezar no centro de operações da empresa | Breno Baldrati/ Gazeta do Povo
Em dezembro, 70 profissionais vão se revezar no centro de operações da empresa (Foto: Breno Baldrati/ Gazeta do Povo)

No centro de operações da Cielo, no condomínio Alphaville, na Grande São Paulo, uma operação de guerra foi montada para garantir que o sistema fique no ar no período mais movimentado do ano.

No ano passado, quando o dia 24 de dezembro caiu num sábado, a empresa contabilizou duas milhões de transações entre 12h e 13h, horário mais movimentado da sua história. Em todo o dia, foram 24 milhões de compras pelas máquinas da Cielo, um recorde para um único dia e 70% acima da média diária, de 17 milhões de transações. Neste ano, com o Natal caindo numa terça-feira, a empresa espera que as compras se distribuam de forma parecida entre sábado e segunda, 22 a 24.

Desde agosto a companhia vem realizando testes de contingência para avaliar a estabilidade do sistema. No mês de dezembro, um time de 70 profissionais trabalhará em turnos, 24 horas por dia, de olho em mais de 14 monitores gigantes numa sala na sede da empresa. "Temos um maior volume de compras no débito, mas o ticket médio da compra no crédito é maior", diz Fernando Finocchiaro, gerente de serviço de TI da Cielo.

Segundo ele, o comportamento dos usuários de cartões mantém uma linearidade – os gastos são maiores durante os dias de semana, com picos na hora do almoço e após o expediente, e menores no fim de semana. No comércio eletrônico, o pico é na segunda-feira. "O consumidor passa o fim de semana indo às lojas, conhecendo os produtos e comparando preços. Na segunda, ele decide pela compra".

Antifraude

Apenas em 2012, os bancos no Brasil devem perder cerca de R$ 1,4 bilhão com fraudes eletrônicas, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na Cielo, o sistema antifraude, o Lynx, funciona com uma tecnologia baseada em inteligência artificial.

O computador utiliza uma porção de variáveis para analisar o comportamento do consumidor e estabelecer uma probabilidade de fraude para cada cartão. Quando o número é alto, o número do cartão automaticamente aparece para os operadores da Cielo.

A empresa conta que até um caso de sequestro foi solucionado graças ao monitoramento do cartão de um homem de São Paulo que estava sendo mantido refém em cativeiro.

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