Somente na Black Friday, a Cielo vendeu mais de 200 mil maquininhas da marca Stelo, número que corresponde a mais da metade do total ofertado no ano, próximo dos 400 mil, segundo informações do Estado de S. Paulo . As ações da empresa apresentam alta de 2,69% na manhã desta terça-feira (4) após a notícia.
A meta estabelecida pela empresa para o ano de 2018 era de comercializar 330 mil maquininhas (POS, na sigla em inglês) Stelo, marca adquirida no há um ano e meio e voltada para microempreendedores.
Ainda segundo o jornal, esse resultado pode fazer com que o volume financeiro capturado pelos terminais dobre no fechamento deste ano, ultrapassando os R$ 2 bilhões.
LEIA TAMBÉM: Fundador do Magazine Luiza morre aos 94 anos em Franca
A ação de Black Friday da Cielo foi uma das mais agressivas, com descontos de até 53% nas maquininhas da Stelo. A Stelo Mini, lançada no início de novembro e vendida em 12 parcelas de R$ 4,90, teve seu preço cortado para 12 vezes de R$ 1,90, a opção mais barata do mercado. Outros modelos da Stelo, a Mob e Max, também tiveram descontos.
Concorrentes da companhia, como a PagSeguro, SumUp e Credicard, também cortaram os preços de seus terminais, mas em até 50%.
Guerra das maquininhas
A Cielo viu seu um market share cair de 53,7% para 51,5% com a entrada de novas concorrentes no mercado — e a disputa por ele está cada vez mais acirrada.
A Stone, uma das novas entrantes, realizou seu IPO nos Estados Unidos em outubro e levantou US$ 1,5 bilhão, além de atrair investidores como Warren Buffett e Jack Ma. Lançamentos da Credicard e da PagSeguro que batem de frente com os terminais da Cielo também chamaram a atenção.
Como reflexo das dificuldades que tem enfrentado na “guerra das maquininhas”, as ações da Cielo acumulam queda de 58% no acumulado de 2018. Somente em novembro, suas ações foram as que apresentaram o pior desempenho do Ibovespa, com baixa de 28%.
LEIA TAMBÉM: Celulares piratas começam a ser bloqueados em 10 estados
Nos resultados do terceiro trimestre, a empresa teve queda de 20,1% no lucro líquido ajustado em relação ao mesmo período de 2017. O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) veio abaixo do esperado, de R$ 1,15 bilhão frente à estimativa de R$ 1,28 bilhão.
A promoção de Black Friday é uma das medidas que a empresa vem tomando para contra-atacar as rivais e recuperar mercado. A recente nomeação de Paulo Caffarelli, que comandou a recuperação do Banco do Brasil, como presidente da empresa e investimentos em tecnologia também fazem parte dessa nova estratégia da empresa.
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast