Desfile de modelos só acima de índice 18.| Foto: Antônio Costa/Gazeta do Povo

Desfiles

Classe e discrição para todos

Aldrin Cordeiro

O penúltimo dia do Paraná Business Collection levou à passarela personalidade e moda praia a toda prova. As marcas paranaenses Lua Morena e Raffer apresentaram uma Primavera/Verão 2010 clássica e discreta. A ecologia unida à confecção artesanal foi o diferencial da londrinense Lua Morena. Biquínis com bojos estruturados mostraram que a peça pode ser usada bem longe do litoral. A Raffer brindou a classe e elegância do homem contemporâneo. O paletó de dois botões se transformou em peça chave de qualquer guarda-roupa masculino. Acompanhe o PBC no blog Eu Visto o Paraná (www.gazetadopovo.com.br/euvisto).

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No fim dos anos 1980, quando biquínis e maiôs não passavam de acessórios e era quase uma heresia falar de praia fora das areias do Rio de Janeiro, o designer paulista Amir Slama transformou uma pequena confecção na marca referência em moda praia, levando o estilo brasileiro para os quatro cantos do mundo.

Vinte anos depois, ele se prepara para deixar a Rosa Chá – internacionalmente conhecida e comandada atualmente pela catarinense Marisol – e trilhar um novo caminho. "Ainda não defini exatamente como será, mas com certeza será na linha praia."

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Ontem, penúltimo dia do Paraná Business Collection, Slama compartilhou com fabricantes, lojistas e estudantes de moda as estratégias, muitas vezes intuitivas, que fizeram dele um empreendedor de sucesso.

Defina um objetivo

"O primeiro passo de tudo é saber onde se quer chegar e com quem se quer falar." Segundo Slama, ter um foco é fundamental e mais importante que defini-lo é segui-lo acima de tudo, evitando os desvios e as tentações que aparecem pelo caminho.

Não dependa da sorte

Ter sorte ajuda. Mas, mais importante, é o trabalho, a pesquisa e a profissionalização. "A última coleção que fiz para a Rosa Chá é inspirada na Elza Soares. Tem muita pesquisa sobre a sua vida, as suas origens, a questão da espiritualidade, do futebol", explica.

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Acredite no que faz

Slama conta que, no começo, muitos lojistas compradores da Rosa Chá se baseavam na venda de coleções anteriores para adquirir novas peças. "Eles acabavam sempre querendo o mesmo modelo, e as novidades ficavam para trás." Em vez de padronizar para agradá-los, ele continuou inovando. E deu certo.

Mantenha-se em exposição

A criação de uma marca depende, acima de tudo, de sua autoafirmação constante. "Quando a secretária atendia o telefone, eu falava para ela não falar apenas ‘alô’, mas sim o nome da empresa. O reconhecimento da imagem é muito importante, as pessoas investem no que é aparente." Ele ensina que o produto deve sempre estar em exposição para que o próprio consumidor decida o que lhe agrada.

Honre compromissos

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Para quem está pensando em investir no mercado externo, Slama dá a dica: não prometa o que não pode cumprir. "O trabalho internacional só vale a pena se for possível cumprir as entregas, falando tanto em quantidade quanto em prazo."