O Citigroup concordou em adquirir as operações bancárias do Wachovia Corp, em outro acordo orquestrado pelo governo federal dos Estados Unidos, desta vez pela Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC, agência federal que garante os depósitos bancários). O FDIC informou que o acordo foi fechado também com colaboração do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e do Departamento do Tesouro americano. No pré-mercado, as ações do Wachovia despencavam 82%, enquanto as do Citigroup subiam 1,7%.

CARREGANDO :)

"Não haverá interrupção no serviço e os clientes bancários devem esperar negócios como sempre", disse a presidente do FDIC, Sheila Bair. "No geral, o sistema bancário comercial dos EUA permanece bem capitalizado", completou ela. "A decisão desta manhã foi tomada em circunstâncias extraordinárias, com consulta significativa entre os reguladores e o Tesouro.

O Citigroup irá adquirir boa parte dos ativos e dívidas do Wachovia, disse o FDIC, incluindo cinco instituições depositárias e dívidas seniores e subordinadas emitidas pelo Wachovia. As unidades que não entraram no acordo são a divisão corretora A.G. Edwards e a Evergreen Investments.

Publicidade
Veja também
  • Bush diz que pacote de resgate financeiro é vital para evitar que crise se espalhe
  • Governos europeus injetam 11 bi de euros no Fortis
  • Brasil nunca teve situação econômica tão sólida como agora, reafirma Lula
  • FMI pede plano de resgate na Europa