O Citigroup vai diminuir o número de ações ordinárias em circulação e reintroduzir dividendos, em mais um passo de sua reestruturação após quase quebrar durante a crise financeira global.
Muitos dos grandes bancos dos Estados Unidos anunciaram aumento dos dividendos na sexta-feira, após o Federal Reserve ter concluído uma segunda rodada de testes de estresse, aprovando o aumento da remuneração dos acionistas.
O Citi disse que vai reduzir o número de ações ordinárias em circulação de 29 bilhões para 2,9 bilhões, através de um split reverso na proporção de substituição de 10 ações por 1.
O banco começará a pagar dividendo trimestral de 0,01 dólar por ação no segundo trimestre. A instituição suspendeu os pagamentos de dividendos dois anos atrás.
A remuneração de um centavo é "quase simbólica", disse o chairman da gestora de recursos Holland & Co., Michael Holland.
"Isso indica que o banco está caminhando rumo à saúde financeira, se não ao fortalecimento", disse Holland, cuja gestora tinha ações do Citi no passado, mas atualmente não possui.
O terceiro maior banco dos EUA terminou em dezembro sua ampla dependência do governo norte-americano, que era seu controlador após ter injetado 45 bilhões de dólares na instituição durante a crise global de 2008 e 2009.
O Citi teve lucro anual em 2010 pela primeira vez desde 2007.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast