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Fronteira

Ciudad del Este terá versão local do Procon

Até um terço dos turistas que circulam por Ciudad del Este se sente prejudicado após as compras | Arquivo/ Gazeta do Povo
Até um terço dos turistas que circulam por Ciudad del Este se sente prejudicado após as compras (Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo)

Os consumidores que visitam diariamente Ciudad del Este vão ganhar uma nova ferramenta para evitar prejuízos nas compras feitas no Paraguai. A criação do Sistema Inteligente de Monitoramento, o SIM, deve trazer serviços de proteção e informação integrados, parecidos com os já ofertados pela Polícia do Turismo (divisão da Polícia Nacional). A novidade do sistema é que ele vai integrar também o recém-criado programa de proteção ao consumidor do país vizinho, por meio da Agência de Promoção do Comércio e Defesa do Turista e Micro-Exportador (Aprocom). O funcionamento será semelhante ao do Procon brasileiro. "Queremos criar um serviço para que o Paraguai pare de ter essa imagem errada, de que tudo é falso. Criamos o serviço olhando para os brasileiros que são maioria no comércio", disse o empresário e idealizador do projeto, Adailton Avelino, que mantém empresa de informática em Ciudad del Este desde 1989.

A iniciativa já conta com apoio da Polícia Nacional, prefeitura e Ministério Público locais e deve ter como característica principal a agilidade na resolução de casos bastante comuns no comércio paraguaio, como cobrança de preços abusivos, venda de produtos sem qualidade, além de coibir a ação de oportunistas que circulam pelo comércio ambulante.

Um selo de qualidade será ofertado às empresas que integrarem a iniciativa. As punições para quem infringir as regras podem vir com multas e até o recolhimento do alvará de funcionamento. "Poderemos receber denúncias também de lojas que não aderiram ao selo. Se houver reclamação, estaremos lá", garantiu.

Prazo

O sistema integral estará em operação a partir do próximo mês. Para Avelino, o programa tem como meta envolver os trabalhos de atendimento ao turista e mudar a imagem de Ciudad del Este. "Queremos mostrar que Ciudad del Este é confiável. Por isso criamos um serviço que pode atender ao turista de imediato, além de ofertar informações".

Hoje, segundo dados do Ministério do Turismo do Paraguai citados pelo empresário, de cada 30 turistas brasileiros que visitam a cidade, 10 se sentem lesados de alguma forma. Com o novo sistema o turista terá até sete dias para levar sua reclamação ao Aprocom.

A Polícia do Turismo, que já atua há um ano e sete meses na cidade e firmará parceria com o SIM, atende a reclamações que vão desde a perda de documentos a denuncia de preços abusivos e roubos. Durante esse tempo, cerca de 5 mil turistas já foram atendidos. "Atuamos como reforço na segurança no microcentro", disse o coordenador da Polícia do Turismo, Pablo René Rios. Somente no microcentro de Ciudad del Este, estão instaladas mais de 2 mil lojas.

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