Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
consumo

Classe C anima indústria de móveis

Pesquisa do instituto Data Popular focada no segmento das classes C e D revela que em dez anos os brasileiros aumentaram o valor com a aquisição de móveis em cerca de 56,8%, com um consumo de R$ 19,4 bilhões por ano em gastos com mobiliário para a casa. A pesquisa foi realizada em 2011 com 18.356 pessoas de todo o país.

Segundo Renato Meirelles, diretor do Data Popular, a classe C não compra apenas pelo preço, mas por considerar justo o valor cobrado por um produto ou serviço, e é mais rica que 64% da população mundial. "A cada R$ 100 gastos com móveis no Brasil, R$ 46,50 são da classe C e R$ 19,90 da classe D. É para esse brasileiro que a indústria tem o desafio de mobiliar a casa", conta Meirelles.

A pesquisa aponta ainda que, por se tratar de um fenômeno recente, a classe média é formada, em sua maioria, por pessoas que migraram da classe D com a distribuição de renda, que gerou o aumento do emprego formal e uma maior escolaridade. De 2002 a 2011, 800 mil pessoas da classe D ingressaram no ensino superior e, estatisticamente, sabe-se que cada ano a mais de estudos representa um incremento de 15% na renda.

"Enquanto as classes do topo da pirâmide buscam personalização da oferta, diferenciação por meio do consumo e são menos fiéis às marcas, a população emergente procura inclusão, pertencimento e vantagens concretas, sendo mais fiel a marcas que comprovem uma relação custo-benefício adequada", aponta Meirelles.

Quando a pesquisa entrou em detalhes com os entrevistados, foi possível constatar que os brasileiros em geral preferem passar a maior parte do tempo que estão em casa em seus quartos, mas a prioridade na hora de decorar a casa é a sala, já que é o lugar onde recebem as visitas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.