A Gazeta do Povo estreou ontem os primeiros Classificados Multiplataforma do Brasil. A partir desta semana, os anúncios veiculados na edição impressa do jornal ganham um complemento online, que podem ser visualizados no endereço www.gazetadopovo.com.br/classificados. Na web, o produto ou serviço a ser vendido pode ser mais detalhado com textos de até 500 caracteres e com até 10 fotografias sem que o anunciante precise arcar com custos extras. "A internet funciona como uma extensão para os Classificados Multiplataforma. Quem optar pelas ferramentas online para complementar seu anúncio não terá de pagar mais por isso", explica a gerente dos Classificados da Gazeta do Povo, Luciana Lima.
Leitores mais atentos dos Classificados da Gazeta do Povo devem ter percebido um código de quatro caracteres, acompanhados do ícone de uma máquina fotográfica, publicados ao final de cada anúncio do caderno impresso. Esse código, o chamado Web ID, serve para localizar o produto, serviço ou emprego na versão online dos Classificados. Por exemplo: o interessado em comprar um VW Gol usado encontra o anúncio de um modelo 2002 que chama a sua atenção. Munido do Web ID (digamos "x2y4") referente a esse anúncio, o leitor entra no site, insere os código no campo específico e encontra mais detalhes e imagens a respeito do automóvel. Quem precisou comprar um carro ou um imóvel recentemente sabe da ajuda que algumas poucas fotos do produto em questão representam.
Resultados via e-mail
Outra característica interessante do Classificados Multiplataforma está na Busca Avançada. Por meio desta ferramenta, o usuário insere várias informações sobre o produto que está procurando. O sistema do site estabelece então um filtro e mostra uma lista de resultados os mais próximos possíveis do item buscado. A Busca Programada, por sua vez, é ainda mais avançada, pois manda para o e-mail do usuário todos os anúncios que correspondam ao seu interesse durante uma semana, à medida que eles são publicados na seção. Além dessas, existe também a tradicional busca por palavra como num "Google comercial".
A possibilidade de se montar uma lista eletrônica com todos os reclames interessantes é uma comodidade afinal, "recortes digitais" dispensam tesoura e podem ser manipulados e enviados por correio eletrônico. "Com o Multiplataforma, teremos pelo menos o dobro de audiência", conta Luciana, acrescentando que a nova seção também apresenta um atendimento online, com dúvidas sendo respondidas pela equipe do jornal em no máximo 12 horas.