O clima de negócios na Alemanha melhorou pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, subindo para seu nível mais alto em mais de seis meses e mostrando que a maior economia da Europa está a ganhar velocidade de novo depois de registrar contração no quarto trimestre do ano passado.
O instituto Ifo informou nesta sexta-feira que o seu índice de clima de negócios, baseado em uma pesquisa mensal com cerca de 7 mil empresas, subiu para 104,2 em janeiro, após 102,4 em dezembro.
O resultado superou a previsão mediana em uma pesquisa da Reuters com 40 economistas que apontava alta do índice para 103,0. Os dados levaram o euro para a maior alta em 11 meses contra o dólar.
"A crise acabou. Pelo menos na Alemanha", disse Carsten Brzeski, economista do ING, em Bruxelas. "A contração no quarto trimestre de 2012 parece ter sido de curta duração".
A economia alemã encolheu 0,5% no quarto trimestre do ano, de acordo com dados preliminares divulgado no início deste mês, mas com dados positivos, economistas estão apostando em um retorno ao crescimento logo no começo deste ano.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast