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Reclamações

CMN obriga bancos a criar ouvidorias para atender a clientes

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira uma resolução que obriga os bancos a criarem ouvidorias para atender aos clientes. As instituições têm até o dia 30 de setembro para atender à exigência. O objetivo da norma é aprimorar o relacionamento entre os bancos e seus clientes. Por exemplo, as ouvidorias terão que informar a quem fizer uma reclamação o prazo para uma resposta final - que não poderá ultrapassar 30 dias. As unidades também terão que prestar esclarecimentos, sempre que solicitados, sobre o andamento das reclamações e as providências já adotadas.

O Conselho também autorizou que o Tesouro Nacional faça a equalização de juros mais módicos dos financiamentos do BNDES oferecidos aos setores prejudicados pelo câmbio, conforme previa o pacote emergencial anunciado no início de junho pelo Ministério da Fazenda.

Além disso, o trio de ministros aprovou a liberação de R$ 1,8 bilhão em recursos do BNDES para investimentos no Programa de Geração e Transmissão de Energia Elétrica. São quatro usinas - Simplício, Mauá, Passo São João e Batalha - que tinham previsão de investimentos públicos de R$ 2,9 bilhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O BNDES entrará, então, com R$ 1,8 bilhão.

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