Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Débitos

CMN prorroga para 12 de dezembro prazo para agricultores renegociarem dívidas

Os agricultores com dificuldades para quitar seus débitos com instituições financeiras ganharam mais tempo para renegociar a dívida. Em reunião extraordinária nesta quinta-feira(13), o Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou para 12 de dezembro o prazo para os produtores aderirem renegociação da dívida rural.

A informação foi confirmada há pouco pelo secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. Originalmente, o prazo venceria em 30 de setembro, mas a data havia sido prorrogada para esta sexta(14).

Na ocasião, o CMN informou que o adiamento ocorreu porque o percentual de adesão dos produtores com dívidas nos Bancos do Nordeste e da Amazônia estava em torno de 20%.

Enviada ao Congresso na forma de medida provisória no dia 28 de maio, a renegociação foi convertida em lei no dia 18 de setembro Ao todo, o governo aceitou renegociar R$ 75 bilhões de dívidas dos produtores rurais. A medida beneficia até 2,8 milhões de contratos.

A renegociação concede descontos que vão de 5% a 45% sobre o saldo devedor, com juros variando entre 3% a 12% ao ano. Neste caso específico, as dívidas foram contraídas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, médios produtores e os chamados agricultores empresariais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.