As vendas no comércio varejista aumentaram 6,87% em março, na comparação com fevereiro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado medido pelo número de consultas junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela, segundo a entidade, o impacto do aumento do salário mínimo nos planos de compras dos consumidores, além de ter sido influenciado pelas grandes liquidações que costumam ocorrer no mês.
Na comparação com março do ano passado, porém, as consultas ao SPC caíram 5,17%. Para a CNDL, a queda está relacionada ao ciclo de aumento dos juros básicos da economia e sua influência para a desaceleração do crédito e do consumo. Ainda assim, no acumulado do primeiro trimestre do ano, as vendas aumentaram 1,43% em relação ao mesmo período de 2010.
Já a inadimplência no comércio aumentou 22,61% em março na comparação com fevereiro deste ano. Segundo a CNDL, entre os fatores que podem ter contribuído para esse grande aumento ainda estão as compras de Natal e as comemorações de carnaval. Para a entidade, os pagamentos de IPTU e IPVA ainda impactaram o orçamento dos consumidores no período, levando-os a postergar a quitação de outras dívidas. Da mesma forma, os atrasos superiores a 60 dias aumentaram 4,32% em relação a março do ano passado. No acumulado do ano, a inadimplência teve alta de 1 81%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião