As vendas no comércio varejista aumentaram 6,87% em março, na comparação com fevereiro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado medido pelo número de consultas junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela, segundo a entidade, o impacto do aumento do salário mínimo nos planos de compras dos consumidores, além de ter sido influenciado pelas grandes liquidações que costumam ocorrer no mês.

CARREGANDO :)

Na comparação com março do ano passado, porém, as consultas ao SPC caíram 5,17%. Para a CNDL, a queda está relacionada ao ciclo de aumento dos juros básicos da economia e sua influência para a desaceleração do crédito e do consumo. Ainda assim, no acumulado do primeiro trimestre do ano, as vendas aumentaram 1,43% em relação ao mesmo período de 2010.

Já a inadimplência no comércio aumentou 22,61% em março na comparação com fevereiro deste ano. Segundo a CNDL, entre os fatores que podem ter contribuído para esse grande aumento ainda estão as compras de Natal e as comemorações de carnaval. Para a entidade, os pagamentos de IPTU e IPVA ainda impactaram o orçamento dos consumidores no período, levando-os a postergar a quitação de outras dívidas. Da mesma forma, os atrasos superiores a 60 dias aumentaram 4,32% em relação a março do ano passado. No acumulado do ano, a inadimplência teve alta de 1 81%.

Publicidade