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CONSUMIDOR

CNI: confiança do consumidor caiu 8,1% desde setembro

Sob os efeitos da crise econômica internacional, a confiança do consumidor brasileiro piorou no primeiro trimestre do ano. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu 3,2% no fim do primeiro trimestre deste ano, em relação ao resultado de dezembro do ano passado e diminuiu 4,7% na comparação a março de 2008. Com isso, segundo a CNI, o Inec acumula baixa de 8,1% desde setembro do ano passado, quando começou a fase mais aguda da crise com a quebra do banco de investimentos americano Lehman Brothers.

O Inec é composto pelas expectativas dos consumidores quanto à inflação, desemprego, renda, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor.

"A queda no Inec pelo segundo trimestre consecutivo mostrou que o consumidor brasileiro ajustou suas expectativas em linha com o agravamento do quadro de crise da economia mundial e seus impactos no Brasil. É um reconhecimento que as dificuldades atingiram a nossa economia", avaliou o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

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