Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Juros

CNI lamenta decisão do Copom

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nota em que lamenta a decisão desta quarta-feira do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir o ritmo de queda da taxa básica de juros, a Selic. O corte foi de 0,5 ponto percentual e a taxa passa a ser de 15,25% ao ano.

Segundo a nota, na visão do setor industrial, o Banco Central foi influenciado pelas oscilações da economia mundial nos últimos dias, mas desconsiderou as condições favoráveis da economia brasileira, como a baixa inflação.

Ainda de acordo com os economistas da CNI, a taxa de juros reais no país, acima de 10% ao ano, ainda é muito preocupante "e só seria justificável ficar neste patamar se o país vivesse sob ameaças à ordem econômica".

Na avaliação da entidade, é imprescindível substituir o gradualismo na condução da política monetária pela promoção de condições fiscais que dêem sustentabilidade ao processo permanente e definitivo de queda dos juros. "Entre elas, a redução dos gastos e da dívida pública e da carga tributária", acrescenta a entidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.