O otimismo da população voltou ao patamar de antes do auge da crise financeira internacional, em setembro do ano passado, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) relativo ao terceiro trimestre, divulgado pela entidade, mostra que houve um crescimento no indicador de 4,7% em relação ao segundo trimestre atingindo 115,4 pontos. O valor é praticamente igual ao do levantamento do terceiro trimestre de 2008, quando ficou em 115 6 pontos. O resultado do último levantamento também está apenas 0,6 ponto porcentual abaixo do recorde histórico do Inec, de 116 pontos no terceiro trimestre de 2006.
O Inec é composto pela média ponderada de seis fatores que afetam diretamente a inclinação do cidadão a consumir. Todos os componentes melhoraram em relação à pesquisa do segundo trimestre. Mas, segundo a CNI, a melhoria no Inec neste trimestre foi puxada pela expectativa de aumento no emprego, que passou de 118,4 pontos para 129,6 pontos no período (alta de 9 5%). Na comparação com o primeiro trimestre, a diferença é muito maior: alta de 28,1%.
Na primeira pesquisa deste ano, 70% dos entrevistados acreditavam em um aumento do desemprego. No levantamento do terceiro trimestre, este porcentual caiu para 43%. "Trata-se de uma reversão de expectativas bastante expressiva, provavelmente em decorrência da melhora do mercado de trabalho e do aumento do emprego", diz a CNI. Na comparação com o terceiro trimestre de 2008, o índice de expectativa em relação ao emprego ficou estável, com um leve recuo de 0,1%.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast