Começa nesta segunda-feira (3) e segue até novembro a cobrança do Licenciamento Anual para veículos emplacados no Paraná pelo Departamento de Trânsito (Detran) do estado. A taxa é de R$ 68,42 e a data de vencimento varia de acordo com os dígitos finais da placa do veículo (veja relação abaixo).
O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob e Banco Rendimento. Para realizar o pagamento, o Detran disponibilizou um passo a passo para retirar o protocolo por caixa eletrônico e fazer o pagamento em uma agência ou banco conveniado na aba “Licenciamento Anual” (ao final da matéria). Clientes do Banco do Brasil podem realizar o pagamento no caixa do autoatendimento ou pela internet.
Você sabe quanto paga de impostos? Faça o teste e descubra
O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Teste seus conhecimentos sobre o impacto dos impostos no preço final dos produtos
Leia a matéria completaPara quitar a taxa é preciso estar em dia com os demais débitos, como multas, Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) ou Dpvat. Depois do pagamento do Licenciamento Anual, o Detran emite o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e envia-o por correio.
Quem precisar atualizar o endereço de cadastro pode fazer pelo site do Detran clicando nas abas “Veículo” e em seguida “Licenciamento Anual”. Caso a entrega não tenha sido feita em dez dias, é possível consultar no site do Detran em “Entrega do CRLV”.
Como o porte do documento CRLV é obrigatório e em sua forma original, quem for flagrado com veículo não licenciado estará cometendo uma infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A multa é R$ 191,54, a penalidade é de sete pontos na Carteina Nacional de Habilitação. Como medida administrativa, o veículo é apreendido.
Confira os prazos de pagamento de acordo com o final da placa do automóvel:
Placas com final em 1 e 2 - agosto
Placas com final em 3, 4 e 5 - setembro
Placas com final em 6, 7 e 8 - outubro
Placas com final 9 e 0 - novembro
Passo a passo para retirada do protocolo:
1 - No caixa automático, apertar a tecla entra e selecionar a opção consulta
2 - Selecionar protocolo para pagamento on-line
3 - Selecionar taxas Detran do Estado do Paraná
4 - Selecionar licenciamento anual / DPVAT
5 - Digitar número do Renavam
6 - Escolher a opção de pagamento do licenciamento e retirar o protocolo para pagar na agência ou banco conveniado
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião