Fábrica da Spaipa, franqueada da Coca-Cola com sede em Curitiba| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

A Coca-Cola Femsa anunciou a compra de 100% da indústria brasileira de bebidas Spaipa por US$ 1,85 bilhão (cerca de R$ 4,4 bilhões). Com a aquisição, a companhia passa a atender 66 milhões de consumidores no Brasil. A Spaipa é a distribuidora dos produtos Coca-Cola para todo o Paraná e mais da metade do estado de São Paulo.

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Esta é a sétima aquisição da Coca-Cola Femsa em dez anos de atuação no país. A primeira aconteceu ao assumir o controle da Panamco, que atuava no litoral de São Paulo e em parte do interior do estado. Em 2008, a empresa comprou a Remil, franquia que atuava no estado de Minas Gerais. Também houve a compra da Sucos Mais, da Sucos Del Valle e da Matte Leão, empresas que hoje fazem parte da Leão Alimentos, da qual a Coca-Cola Femsa Brasil é acionista. Há uma semana, a Femsa concluiu a compra da Companhia Fluminense de Refrigerantes pela Coca-Cola Femsa, por US$ 448 milhões.

Em comunicado ao mercado, o presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, José Ramón Martínez, disse que a compra das operações da Spaipa traz boas possibilidades de crescimento para a companhia.

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"Há uma grande complementaridade entre os territórios das duas empresas. Isso nos permitirá ganhos logísticos e maior eficiência no atendimento de nossos clientes. Fico contente de que tenhamos capturado mais esta oportunidade de ampliação de nossa atuação no Brasil. Outro aspecto importante é a troca de experiências exitosas que um processo como esse pode gerar".

A Spaipa tem sede em Curitiba e atende 399 cidades no Estado do Paraná e 336 no Estado de São Paulo. É a segunda maior engarrafadora do sistema Coca-Cola do Brasil. A empresa tem duas fábricas em cada estado: Curitiba e Maringá no Paraná e Marília e Bauru, em São Paulo. Além disso, opera sete centros de distribuição, tem 6 mil funcionários e 445 caminhões para atender 116 mil pontos de venda e 17,2 milhões de consumidores. Em 2012, Spaipa vendeu 236 milhões de caixas unitárias de bebidas, gerando uma receita líquida de cerca de US$ 929 milhões.

A empresa foi fundada em 1946, com o nome de Paraná Refrigerantes. Em 1995, incorporou os territórios de outras duas engarrafadoras de Coca-Cola que atuavam no interior do estado de São Paulo (Rio Preto Refrigerantes S/A e Bauru Refrigerantes Ltda). O nome Spaipa surgiu das iniciais da área de atuação da nova empresa: São Paulo Interior e Paraná. Com a aquisição, a Coca-Cola Femsa Brasil amplia também a sua capacidade produtiva no país, que passa de 680 milhões para mais de 1,1 bilhão de caixas unitárias por ano. O número de colaboradores diretos crescerá cerca de 40% e o total de consumidores atendidos passa de quase 50 milhões para 66 milhões.

O acordo já foi aprovado pelo Conselho de Administração da Coca-Cola Femsa, mas a transferência da gestão da operação não ocorrerá de imediato, pois depende ainda de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Adicionalmente, a Coca-Cola Femsa buscará aprovação desta transação junto a The Coca-Cola Company.