Curitiba A Cocamar, cooperativa com sede em Maringá, está lançando uma nova geração de produtos. Depois de conquistar 30% do mercado brasileiro de bebidas à base de soja (BBS), a cooperativa apresenta agora creme de leite e leite condensado produzidos a partir do grão. Os produtos levam a marca Purity, a mesma marcada dos néctares (sucos) e BBS, lançados há três anos. Segundo a cooperativa, os produtos podem ser utilizados de maneira similar aos tradicionais, produzidos com leite de vaca. O creme de soja estará nas prateleiras dos supermercados em outubro e o condensado de soja chegará ao mercado logo em seguida, ambos em embalagem tipo longa vida.
O resultado da experiência com as bebidas à base de soja foi um dos motivos, segundo a direção da Cocamar, que levou a cooperativa à ampliar seu leque de produtos com essa composição. Em 2003, quando a Cocamar colocou em operação sua unidade industrial de bebidas, a proposta era produzir mais néctares e uma pequena quantidade de BBS. Hoje essa relação se inverteu e 70% da produção é de bebidas feitas a partir do grão.
Uma das características peculiares dos produtos de soja da Cocamar é que a cooperativa controla todas as etapas da cadeia produtiva e industrial, desde o desenvolvimento das sementes, passando pelo plantio e colheita da soja, processamento do grão, produção e distribuição.
No início da semana, a empresa gaúcha Olvebra (de Eldorado do Sul), também anunciou o lançamento de um leite condensado à base de soja. Segundo a empresa, o Brasil é o maior mercado consumidor de leite condensado, à frente dos Estados Unidos, o segundo no ranking. Só no Brasil, o consumo do produto gira cerca de R$ 6 bilhões ao ano.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast