Se os códigos maliciosos costumavam tentar se esconder depois de infectarem um PC, para tentar continuar a roubar dados ou ter o controle da máquina, por exemplo, um trojan detectado recentemente faz até o computador começar a "falar" para avisar que o PC foi infectado.
Apesar de parecer brincadeira ou até mesmo ação de alguma propaganda de mau gosto na web, o que é falado pelo computador é verdade. O trojan BotVoice.A avisa o usuário da infecção enquanto apaga todos os arquivos da máquina, repetindo a frase diversas vezes.
Detectado pela Panda Software, ele usa o Windows text reader para dizer a seguinte frase: "You has been infected I repeat You has been infected and your system files has been deleted. Sorry. Have a Nice Day and bye bye." (Você foi infectado, eu repito, você foi infectado e os arquivos de seu sistema foram apagados. Desculpe. Tenha um bom dia e tchau, tchau).
Apesar de em alguns casos o trojan não apagar todo o conteúdo do PC, ele pode inutilizar o computador afetado, modificando o registro do Windows para impedir o funcionamento dos programas, além de alterar o editor do registro, protegendo suas ações.
"Este é um Trojan muito peculiar. Ele não só elimina arquivos do computador, como tira sarro dos usuários. Adicionalmente, ele faz tudo o que é necessário para tornar impossível impedir as suas ações", explica Eduardo D'Antona, diretor-executivo da Panda Software.
O novo código malicioso se propaga por meios comuns, como redes de compartilhamento de arquivos, dispositivos de armazenamento com entrada de memória USB, como pen drives, CD-ROMs e downloads realizados por outro malware ou de páginas maliciosas da web, entre outros.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião