Entrevista
Cinco novas marcas para o Mabu
Atenta à evolução da hotelaria nacional, mercado em que atua há mais de 40 anos, a Rede Mabu Hotéis e Resorts lança as novas marcas para a assinatura Mabu. "Ao entrar na área de administração hoteleira tivemos que nominar as diferentes categorias de hotéis que temos na carteira, para uma associação forte com o nome Mabu", explica Alberto Abujamra (foto), presidente do conselho administrativo da rede. Resorts são a especialidade do braço de hotelaria e administração imobiliária do grupo, mas a estratégia de crescimento de mercado contempla também o Convention, Bussiness, Ecoresort e o Express by Mabu. As seis unidades da rede já foram renomeadas e agora a empresa trabalha com essa classificação para assumir mais três hotéis até o fim de 2013, entre os 30 que estão sendo prospectados nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Na presidência do conselho administrativo dos hotéis desde janeiro, Alberto Abujamra conversou com a jornalista Anna Paula Franco sobre o desempenho da rede no mercado hoteleiro.
Quais são os principais avanços da profissionalização da administração da rede?
A diversificação dos negócios no segmento, como a administração hoteleira, é o mais evidente. Temos uma meta de chegar a 25 hotéis no portfólio até 2017. E a nova classificação de marcas vai orientar essa expansão. Renomeamos nossas unidades para mostrar ao mercado o nosso estilo administrativo.
Já há resultados nas vendas para o mercado internacional?
Tivemos um aumento de 35% nas vendas para o mercado exterior na comparação entre 2012 e 2013. E a expectativa é crescer ainda mais, de forma sustentável, para 2014, principalmente com a realização da Copa.
E o mercado nacional?
Temos um novo produto que teve boa aceitação no mercado nacional, que é o Vacation Club, uma associação com a RCI (Resort Condominiums International), para venda antecipada de créditos de hospedagem. O desempenho das vendas para turistas brasileiros foi muito bom e deve chegar a 10% do faturamento da rede neste ano, previsto para passar dos R$ 100 milhões.
E quanto ao plano de expansão?
Para 2013, a meta é assumir mais três unidades sob contratos de administração hoteleira, entre os 30 hotéis que estão sendo prospectados. Até 2014, deve ser concluído o investimento de R$ 45 milhões que estamos fazendo em retrofit de 208 apartamentos, um novo parque aquático e um centro de convenções com 3 mil metros quadrados no Mabu Resort, em Foz do Iguaçu.
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Conta paga
A semana foi de comemoração para o empresariado por causa da extinção da contribuição adicional de 10% sobre os depósitos do FGTS nos casos de dispensa de empregados por justa causa. O projeto de lei foi rejeitado por 88% dos deputados federais do Paraná. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, considera a desoneração importante no processo de recuperação da competitividade da indústria.
"Durante 11 anos as empresas contribuíram com mais de R$ 45,3 bilhões para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do FGTS e um direito do trabalhador, prejudicado pelos expurgos inflacionários dos planos econômicos implementados na década de 1990. Agora, essa conta está paga e uma contribuição provisória não pode virar permanente", disse ele.
Entra e sai na Copel
A composição societária da Copel mudou nas últimas semanas. Em 21 de junho, o advogado carioca Victor Adler, um dos maiores investidores pessoa física do país, passou a deter pouco mais de 10% das ações preferenciais classe A (PNAs) da companhia. Uma semana depois, a corretora Credit Suisse Hedging Griffo avisou que reduziu sua fatia para pouco menos de 5% dos papéis ordinários (ONs) da companhia paranaense.
A Copel voltou a ser associada ao risco político no mês passado, depois que o governador Beto Richa suspendeu o aumento de tarifa autorizado pelo órgão regulador. Desde então, as ações mais negociadas da empresa perderam 13% do valor.
Seguros
A seguradora Zurich abre três novas sucursais no Paraná em 2013 em Londrina, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. O anúncio foi feito nesta semana pelo presidente da empresa, o coreano Hyung Mo Sung. O faturamento do grupo foi de US$ 1,3 bilhão em 2012, com estimativa de chegar a US$ 1,5 bilhão em 2015. A maior aposta da Zurich no Brasil é no mercado de veículos, o quarto maior do mundo.
Cargolift
A paranaense Cargolift vai adicionar à sua quilometragem mensal mais 2,5 mil viagens de carretas ou bitrens, transportando 230 mil metros cúbicos de peças para a fabricação de automóveis. A empresa venceu a concorrência de logística das montadoras Renault e Nissan, um processo que durou seis meses.
As operações começam em outubro com a fábrica da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, e mais à frente com a da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná.
As maiores
O ranking "500 Maiores do Sul", elaborado pela revista gaúcha Amanhã em parceria com a consultoria PwC, captou pelo segundo ano consecutivo um número recorde de balanços. A redação está trabalhando sobre 1.949 relatórios de companhias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Os resultados, listando as 500 maiores empresas e as 500 emergentes mais importantes dos três estados, serão conhecidos em setembro, quando circula a edição especial da revista.
Agenda
Na terça, dia 9, o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), visita o governador Beto Richa para falar sobre as ações de prevenção e controle sanitário no estado. O Paraná é o maior exportador de carne de frango do país.
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