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Dez anos de shiatsu em shopping

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(Foto: Divulgação)

A ideia pareceu estranha à terapeuta Tereza Zanchi (foto). "Por que não abrir uma loja no shopping?", disse o empresário Miguel Krigsner, então proprietário do Shopping Estação, durante um atendimento. A surpresa diante da pergunta deu lugar ao espírito empreendedor e, em 2003, Tereza e a sócia, Neusa Azevedo, inauguraram um serviço pioneiro no mix de um centro de compras: sessões de shiatsu. Dez anos e nove unidades depois – sete em shoppings e dois spas em hotéis – o Centro de Shiatsu Tereza Zanchi tornou-se uma empresa familiar, com a participação das filhas de Neusa, Katja Guimarães e Margit Zaroni, e média mensal de faturamento de R$ 45 mil em cada uma das lojas. Tereza conversou com a jornalista Anna Paula Franco sobre as novidades da empresa e os planos de expansão

Como foi a proposta de abrir uma loja de massagem em shopping?

Eu atendia o empresário Miguel Krisgner, que era dono do Estação. E ele que sugeriu abrir uma loja lá. Na época, eu trabalhava no andar superior do salão de beleza da minha sócia, Neusa. Já tinha uma boa clientela e mais de 15 anos de experiência. Fomos para o Estação e tivemos muito sucesso. Desde então, abrimos outras unidades em shoppings e os dois spas, um no Bourbon Convention e outro no Four Points Sheraton.

Qual é a principal característica da empresa?

O shiatsu é o nosso carro-chefe. Desenvolvi um método próprio, que une técnicas da terapia oriental, baseada na pressão, com massagem de relaxamento, usando óleos essenciais. Outra característica são as cadeiras de quick-massage, para sessões de 10 a 30 minutos. As cadeiras estão sempre ocupadas e é uma proposta que se ajusta ao ambiente de shopping: a pessoa faz uma massagem relaxante, com enfoque em pontos de dor, e já sai com tudo no lugar, sem perder muito tempo. Esse produto também pode ser levado a empresas e eventos, como casamentos.

A unidade do Pátio Batel tem peculiaridades. Quais?

Fizemos uma unidade-conceito. Começa pelo Portal Torii, que, de acordo com a tradição, marca a passagem do mundo oriental para o ocidental. No interior da loja, aplicamos técnicas de aromaterapia e cromoterapia, já a partir da iluminação.

Há projeto de novas lojas?

As unidades de Curitiba são da empresa familiar que formei com a Neusa e as filhas dela, Katja e Margit. Temos 60 colaboradores, entre contratados e comissionados. A ideia para 2014 é partir para o mercado nacional com as franquias. Estamos formatando o modelo, que precisa estar muito bem conectado com a empresa-mãe, por trabalhar com prestação de serviço, pois exige muito treinamento e padrão de atendimento alinhado.

* * * * * Turismo otimista

Dados do Instituto Municipal de Turismo indicam um bom momento do setor na capital. Em 2012, Curitiba recebeu quase 1,120 milhão de turistas, que movimentaram R$ 163,7 milhões, 18% a mais do que a receita gerada no ano anterior. Em 2013, o mês de julho também mostrou uma boa reação na ocupação da rede hoteleira de Curitiba: 75% contra 55% no mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado.

O ano promete fechar com balanço positivo: o Curitiba Convention Visitors Bureau já cadastrou 263 eventos em seu calendário, incluindo acontecimentos técnico-científicos e feiras comerciais, com a participação de 186 mil pessoas. A cidade ainda fecha o ano com importantes congressos médicos em outubro e novembro.

Novos sócios da EY

Administrador e contabilista, Claudio Camargo assumiu o cargo de sócio-líder da consultoria empresarial EY (anterior Ernst & Young) em Curitiba. Camargo tem 22 anos de experiência em demonstrações financeiras em princípios norte-americanos, e atuou na EY nos Estados Unidos. O novo sócio de Impostos da EY é o economista Evans Siqueira, que atua em reestruturações societárias, planejamento tributário, gerenciamento de riscos, entre outros.

Estácio adota Harvard

Uma parceria recém-firmada trará conteúdos da Harvard Business Publishing para as salas de aula dos cursos de pós-graduação das faculdades Estácio. Os estudos de caso serão oferecidos em português e vão fundamentar debates nas áreas de marketing e gestão de pessoas, projetos e empresas, aproximando os estudantes do mundo real dos negócios. Ao fim dos cursos, os alunos terão estudado cerca de 72 casos.

A Estácio também está adotando a oferta de orientação profissional individual, o chamado coaching, para seus formandos.

Frango na Alemanha

As empresas paranaenses Big Frango, C.Vale, Copacol, Globoaves, Lar e Unifrango estarão em Colônia, na Alemanha, entre 5 e 9 de outubro, para uma das maiores feiras mundiais de avicultura, a Anuga 2013. Elas integram um grupo de 16 agroindústrias exportadoras do setor, organizado pela União Brasileira de Avicultura.

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