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Fazendo escola no Spoleto

 | Divulgação

As empreendedoras Gabriela Folador Borio e Christine Jansen (foto) são o retrato do bom momento do segmento de franquias, que deve crescer 14% neste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Neste ano, elas abriram duas lojas da rede Spoleto – que une o conceito de fast food com comida italiana – nos shoppings Estação e Mueller, e vão lançar a terceira amanhã, no Shopping Palladium. A unidade estreia um novo formato, chamado store in store (loja dentro de loja), abrigando a operação da pizzaria Domino´s. Gabriela e Christiane, hoje representantes da rede no Sul do país, contaram ao repórter Lucas Gabriel Marins sobre a expansão em Curitiba, a confiança depositada nelas e os projetos para o futuro.

Por que vocês foram escolhidas para testar o novo modelo de loja?

O grupo Spoleto teve um resultado fraco quando abriu franquias aqui em Curitiba. Assim que assumimos a loja, em 2012, demos uma virada. Hoje, a imagem da rede está bem melhor. Foi por isso que eles nos escolheram para a loja piloto no modelo store in store. Nesse conceito, além da marca Spoleto, cuidaremos da Domino’s Pizza, outro braço do grupo. A mescla das duas deve promover um aumento de 30% nas vendas.

Como está o cenário de franquias?

Está ótimo, principalmente no ramo da alimentação. As pessoas estão saindo mais para comer. O dia a dia delas não tem mais aquele modo de antigamente, em que todos os familiares iam para casa para comer sentados ao redor da mesa. As pessoas estão terceirizando esse serviço.

Qual deve ser o retorno?

Na rede Spoleto, geralmente é de 24 meses. Mas, como começamos nossa operação no shopping, um local com grande fluxo de pessoas, e estamos expandindo cada vez mais, nosso retorno veio bem antes.

Qual a projeção para 2014?

Primeiro vamos maturar as operações das lojas que temos. Além das três que abrimos neste ano, temos uma aberta em 2012. Depois, vamos buscar pontos-chave na cidade. Já fechamos um no futuro shopping Jockey Plaza Curitiba, previsto para ser inaugurado entre 2015 e 2016. No local, a loja provavelmente será store in store. O que mais queremos é transformar o Spoleto de Curitiba em referência para os outros.

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Abuso na cesta de Natal

Os preços dos produtos típicos da cesta de Natal têm diferenças médias de 25% em Curitiba, indica pesquisa da Ecobenefícios, empresa especializada em benefícios corporativos. Os preços foram levantados em três supermercados de diferentes redes, entre 25 e 28 de novembro, com a finalidade de informar as empresas que concedem cartões de benefícios a seus colaboradores, de modo a incentivá-los a consumir de forma mais econômica e sustentável.

Uma cesta média, com 27 itens, custa entre R$ 123,92 e R$ 135,75, numa variação de 9,5%. Mas alguns produtos apresentam variações incompreensíveis. A lentilha, por exemplo, que frequenta as mesas na noite de Ano-Novo, custa entre R$ 2,98 e R$ 5,85, uma diferença de 96%.

Doze meses, doze prêmios

A terra do champanhe acaba de reconhecer a qualidade do espumante Lunar, produzido pelo grupo vinícola paranaense Famiglia Zanlorenzi. Veio da França a medalha de prata do concurso Effervescents Du Monde, realizando em Dijon. O produto concorreu com 600 amostras, de 28 países, que foram avaliados por 100 degustadores internacionais.

Foi a 12.ª medalha obtida neste ano pela linha Lunar, desta vez para o prosecco brut. Outros destaques de 2013 foram a única medalha de ouro no Mondial de Bruxelles, na Eslováquia, para o Lunar Ouro Brut, e medalha de prata para a versão asti.

Alto consumo de design

A empresária Eliane Macedo Viana trouxe para a capital uma loja exclusiva da marca italiana de móveis de luxo Kartell, a primeira do Sul do país. E aproveitando os bons números desse mercado, abriu a segunda loja da Kraft, marca referência também na decoração de ambientes. Os próximos passos rumam na direção do interior do Paraná, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os números apontam para o bom desempenho do consumo sofisticado. Pesquisa da Pyxis Consumo indica que os brasileiros devem gastar neste ano R$ 5,4 bilhões com artigos para decorar a casa, um número 8% maior que em 2012.

Homenagem no turismo

Está aberto o período para indicação dos profissionais que se destacaram no setor turístico paranaense neste ano e que disputarão o Prêmio Panorama do Turismo - Profissionais do Ano. As instituições representativas do segmento têm até o dia 20 para apontar nomes que vão compor uma lista tríplice nas nove categorias que serão votadas, no mês de janeiro, pela internet.

A iniciativa é do Instituto Panorama do Turismo, chancelada pela Federação do Comércio do Estado do Paraná. Está na segunda edição e homenageia profissionais em evidência em hospedagem, agenciamento turístico, ente turístico, gastronomia, local de eventos, empresa organizadora de eventos, instituição de ensino, transportadora e personalidade do ano.

O melhor de Curitiba

A qualidade do serviço e a permanente renovação das instalações garantiram ao Four Points by Sheraton Curitiba o primeiro lugar no ranking da hotelaria na capital, de acordo com o Guia 4 Rodas de 2013, da Editora Abril. Em 11 anos de operação, esta é a nona vez que o hotel é premiado pela publicação. O gerente-geral da unidade, Nilson Bernal, que começou sua carreira na administradora Atlantica no Four Points, conta que a avaliação é feita de surpresa: chegam sem agendar, em geral nos fins de semana, e pedem para conhecer o hotel. "Avaliam tudo, da infraestrutura à limpeza e o serviço", conta.

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