Nem mesmo a pressão do impeachment fez o governo trabalhar mais rápido para solucionar o nó fiscal. Sabemos que atingir um superávit primário no ano que vem não é tarefa fácil, mas parece que parcela importante do governo simplesmente acredita que não é necessário tentar. A discordância fez com que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ameaçasse deixar o governo se não houver superávit.
Essa é uma das indefinições que paralisam o país. Vamos virar o ano sem saber quem será presidente no ano que vem, sem ter sinal claro de que a crise política terá fim, ou de que as reformas de longo prazo serão retomadas.
O Brasil vive afundado em suas dubiedades. É assim na política econômica, em que nem o governo nem as entidades do setor privado defendem uma visão de longo prazo com veemência. O governo resiste em cortar de forma efetiva gastos que não trazem resultado. Muitos deles apoiados pela iniciativa privada, a mesma que pede corte de gastos para que não se elevem impostos. Assim se mantêm subsídios e desonerações que não trazem qualquer ganho de competitividade e custam alguns pontos do PIB.
Algo semelhante circunda a crise política. O apoio pelo impeachment é antes um ato de busca pelo poder do que a expressão de uma nova visão sobre o que se quer do país.
Vitao
A fabricante de alimentos Vitao investiu R$ 3,8 milhões para aumentar sua produção de chocolate sem açúcar. O produto já se tornou o terceiro mais vendido da linha da empresa, atrás apenas dos cookies e das granolas. Com o investimento, a Vitao poderá produzir 2 mil toneladas de chocolate por ano. O produto é apresentado nas versões amargo, ao leite, branco e sem lactose, puro ou com adições (como cereais e amaranto).
JMalucelli
A JMalucelli Investimentos já captou R$ 10 milhões através de seu fundo JMalucelli Educa. O fundo oferece um modelo em que a taxa de administração de 1% é convertida em doações para projetos de educação para crianças de baixa renda. O primeiro projeto atendido será o Centro de Educação João Paulo II, que fica em Piraquara e foi idealizado pelo professor Belmiro Valverde Jobim Castor, que morreu em março do ano passado. O fundo persegue uma remuneração alinhada com o CDI.
E-commerce
Um levantamento feito pela empresa especializada em soluções contra fraudes ClearSale mostra que 2,8% das transações de e-commerce no Paraná tiveram tentativa de fraude (a maioria identificada antes que se tornasse de fato um problema para o lojista). O número está acima da média da Região Sul, que é de 2,4%, mas é menor do que a brasileira, de 4,1%. Os segmentos de aparelhos e jogos de videogame (12,7%) e telefonia celular (10,6%) são os campeões de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro.
Risotolândia
A empresa de refeições industriais Risotolândia decidiu automatizar sua linha de produção de marmitas. Engenheiros e nutricionistas da empresa desenharam o processo que permite montar 1,6 mil marmitas por hora, 60% a mais do que no sistema manual. Os dispensers são carregados automaticamente por dosadores de arroz e feijão e, na sequência, é feita a colocação manual de carnes e outros complementos.