Recebi a carta do leitor Sérgio, que expressou uma dúvida que acredito ser, também, uma preocupação para muitos leitores. Por isso, resolvi transcrever um trecho do que ele escreve:
"Eu estudo Administração de Empresas e sou supervisor de frota de uma empresa privada. Tenho a convicção de que esse curso de graduação se encaixa perfeitamente no meu caso e, tão logo o complete, poderei pensar em subir de cargo e vir a ser gerente. Faço tanto o curso quanto o meu trabalho com prazer. Gosto do que faço. Mas estou com um problema sério. Tenho muita dificuldade com a matemática, sobretudo a financeira. E, como tenho dificuldade, não gosto da matéria. Pergunto: é possível ser um bom administrador e ter sucesso sem gostar e sem ter grandes habilidades em matemática?"
Caro Sérgio, você tem toda a razão do mundo para estar preocupado, pois a matemática é parte íntima de qualquer cargo gerencial e não importa o nível do cargo. É impossível (no exercício de um cargo gerencial) planejar, avaliar, estabelecer metas, conferir, projetar, tomar decisões, delegar, entre outras tantas responsabilidades sem ter o domínio da matemática.
Como analisar um balanço? Como fazer um orçamento? Todas essas atividades requerem um bom conhecimento de números. Será, então, que todo gerente tem que ser "craque" em números? Claro que não!
Existem indivíduos que parecem ter nascido com a maior intimidade com os números. Eles se comunicam facilmente com essa matéria. Do mesmo modo, existem outros que têm grandes dificuldades e, desde a mais terna infância, não conseguem compreender as operações mais simples.
Então, será que é possível ser bem sucedido na carreira sem ser um expert em matemática? Eu acredito que sim. Eu mesmo, quando estudante do primeiro grau, gostava imensamente de matemática. Fui um bom aluno, mas somente enquanto tive um bom professor. Certa ocasião, quando mudei de série, mudou também o professor e, a partir daí, tive enormes dificuldades para passar de ano na matéria. O mestre, nesse caso, foi de extrema importância. O primeiro me fez aprender matemática brincando, enquanto o segundo, muito sério, não conseguiu incentivar-me. Isso me prejudicou enormemente.
Talvez seja esse o seu caso: um bom professor de matemática financeira poderia recuperar sua motivação e sua capacidade de aprender a matéria.
Além disso, o mundo não gira exclusivamente sobre a matemática. Outras matérias são igualmente importantes para um gestor, dentre elas a história, a sociologia, a filosofia. Afinal, as empresas são formadas por pessoas e, portanto, é de suma importância estudar e conhecer, cada vez mais, o comportamento humano.
Liderança e comunicação são outros assuntos essenciais para as organizações e devem ser assuntos dominados pelos bons gestores. As pessoas precisam de direcionamento e de motivação, por isso é importante conhecer, com profundidade, suas razões e suas crenças.
De qualquer forma, com maior ou menor dificuldade, faça um esforço e aprenda a matemática. Se não o fizer, você correrá sério risco de ficar "empacado" no cargo atual. Não tenha medo de explorar seus pontos fracos e de tentar desenvolvê-los. Com força de vontade é possível superar qualquer dificuldade e deficiência, até mesmo a falta de habilidade em "falar" com os números. Boa sorte!
Saiba mais
Inclusão digital
A usina do Grupo ArcelorMital Belgo, de Minas Gerais, realiza o programa Cidadania Digital, que visa, através da inclusão digital, proporcionar uma inserção dos jovens de escolas públicas da região na sociedade.
O projeto não se restringe a ensinar informática, mas associa, às atividades em sala, com trabalhos comunitários, como visitas à creches e asilos de Minas Gerais e à participação em campanhas assistenciais.
Cidadania Digital procura empregar uma metodologia própria, visando estimular os jovens a praticar ações voluntárias, os incluindo na sociedade. Além disso, as escolas de informática do programa possuem internet 24 h por dia, o que permite aos jovens estarem informados sobre o que acontece em todo mundo. O programa, apenas no primeiro semestre desse ano, já formou mais de 400 alunos e as novas turmas iniciaram as aulas neste mês de agosto.
***
Esta coluna é publicada todos os domingos. O espaço é destinado a empresas que queiram divulgar suas ações na gestão de pessoas e projetos na área social, bem como àquelas que queiram dividir suas experiências profissionais. A publicação é gratuita. As histórias publicadas são baseadas em fatos reais. O autor, no entanto, reserva-se o direito de acrescentar a elas elementos ficcionais com o intuito de enriquecê-las. Currículos para www.debernt.com.br. Contato: Bekup Comunicação, tel: (41)3352-0110.