O ano que está para começar, você sabe, não vai ser fácil. Ele chega com uma recessão bruta – sim, infelizmente ela ainda não acabou; mesmo os mais otimistas ainda esperam que ela se estenda pelo primeiro trimestre de 2017. Ele nos trará novos episódios de uma crise política que os brasileiros não merecem.

CARREGANDO :)

Sabemos, então, que o ano trará desafios, incômodos e rusgas, asperezas de muitas diferentes estirpes. Mas, para dizer a verdade, ninguém nunca está livre de problemas. Então talvez a pergunta chave para este momento seja esta do título: como você quer passar 2017?

Endividado? Preocupado? Investindo? Consumindo?

Publicidade

Se me permite, gostaria de dar algumas sugestões para ter um ano mais tranquilo. Os juros vão continuar altos, a bolsa vai continuar estressante, o risco político ainda ficará no ar. Mas você terá ferramentas para controlar o impacto delas no seu rico dinheirinho. Vamos lá?

1) Mantenha um controle de gastos – Esse é um passo básico, que ajudará você a saber exatamente o quanto ganha e o quanto gasta. Coloque nela (pode ser em um caderno ou em uma planilha eletrônica) cada gasto que faz e cada entrada que recebe, tudo alinhado pela data. De preferência, não coloque uma linha para o cartão de crédito, mas um item para cada compra que você faz com o cartão. Assim você terá uma ideia de para onde seu dinheiro está indo. Muita gente descobre assim que está gastando demais em alguma coisa e enxerga onde pode fazer cortes.

2) Já pensou em um orçamento? – Ele não é nada mais que um passo além do controle financeiro. A diferença é que a planilha olha para atrás, para os gastos que você já fez. O orçamento é uma previsão daqueles que você terá. Monte planilhas (ou folhas de caderno) separadas para os próximos meses, marcando despesas futuras. Lembre-se que muitas despesas são fixas, como energia, água, internet, telefone, tevê a cabo, condomínio etc. Elas podem até variar de mês a mês, mas você pode ter uma ideia de quanto elas serão. Pense também em outras despesas, como pagamento de impostos. E coloque nele seus objetivos – quanto vai gastar na viagem de férias ou na troca do carro, por exemplo. Vai ficar mais fácil alcançá-los.

3) não tome decisões apressadas – Seja para fazer uma compra, seja para um investimento, tente não ser impulsivo. Coloque tudo antes no papel ou na planilha e tome decisões pensadas.

São só três dicas dessa vez. Mas prometo mais no ano que vem.

Publicidade

Em 2017, decida ser feliz.