Como é que alguém consegue ganhar dinheiro com um negócio próprio e ainda ter tempo para curtir a vida? Há, essencialmente, três maneiras para isso: montar uma empresa e vendê-la, estruturar um empreendimento que ande sozinho ou sacar o fluxo de caixa gerado pelo negócio.
Se a empresa que você criou for realmente boa, ela deve atrair a atenção de outros investidores que aceitarão pagar um prêmio pelo seu negócio já funcionando. É o que se chama de "goodwill" ou fundo de comércio. Uma loja de brinquedos não vale apenas pelo seu estoque ou pelo saldo no banco. Se ela tiver uma boa clientela, é bem possível que, mesmo com um novo proprietário, as vendas e os lucros continuem sendo gerados. Quem adquire uma empresa já funcionando está comprando esse fluxo de caixa a ser gerado no futuro sem ter que perder tempo em montar tudo do zero, como fez o fundador.
Outra maneira de ganhar dinheiro com um negócio próprio e ainda ter bastante tempo livre é desenvolver uma empresa que funcione sem o dono. Dá muito trabalho no início, mas, a partir de um estágio mais avançado, o proprietário contará com bons gerentes e administradores. Os poucos empreendedores que atingem esse nível costumam participar apenas de decisões estratégicas. A parte operacional é totalmente delegada a uma equipe de profissionais bem treinados e confiáveis.
Uma outra forma muito usual é desenvolver um negócio que gere um bom fluxo de caixa, sacar a maior parte desse dinheiro e investi-lo muito bem no mercado financeiro. Escritórios de advocacia, consultorias técnicas, clínicas de dentistas e médicos dificilmente conseguem um comprador para o negócio. Tudo porque a operação costuma estar muito vinculada à imagem e ao estilo de trabalho de um determinado profissional. Se esse é o seu caso, a única saída é continuar gerando muito caixa e aplicar muito bem o dinheiro retirado. Disciplina e um razoável conhecimento do mundo dos investimentos são essenciais para que o profissional possa parar de trabalhar mais cedo.
O leitor pergunta:
Tenho uma oficina mecânica e penso em desistir do negócio. Acho que se eu estivesse investindo em renda fixa estaria lucrando mais.
Talvez você esteja tentando pescar num lago mais seco. Oficinas mecânicas já foram bem mais rentáveis. Hoje os automóveis dão menos defeitos e exigem equipamentos sofisticados. Por outro lado, não confie nos juros altos da renda fixa dos últimos 12 anos. Tudo foi uma grande anomalia. Se você tem vocação para seu negócio, estude mudanças no modelo.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp