• Carregando...

Quantas vezes você já sacou seu cartão de crédito ou seu talão de cheques para comprar algo não necessário e disse: "Eu mereço!". Nossos fantásticos publicitários colocaram isso em nossas cabeças. E muitas pessoas acabaram vivendo um horror na vida financeira e também na vida pessoal porque usaram demais a frase "eu mereço!". Antes que você pronuncie de novo a sentença tão perigosa, convido-o a fazer um rápido teste.

Primeira questão: por que você merece? Porque tem chegado ao trabalho na hora certa ou porque tem se empenhado na criação dos filhos? Parabéns! Só que isso é o básico. Talvez não seja o suficiente para fazer você merecer um prêmio.

Tudo bem, digamos que você seja aprovado na primeira questão. Vamos para a segunda: quanto tempo vai levar até que você use de novo a frase "eu mereço"? Um mês, uma semana ou só um dia?

Meu amigo, seja honesto. Será que você não está sendo bonzinho demais? Compare o valor dessa compra não necessária com algo realmente importante. Por exemplo, o colégio de seu filho ou a conta de luz de sua casa. Esse gasto extraordinário representa quantas vezes o valor da conta de luz?

Não gostou? Então calcule quantas horas você precisa trabalhar para ganhar o equivalente a essa compra. Não se esqueça de descontar o Imposto de Renda de seu salário.

Se conseguiu responder tranqüilamente às questões, aproveite. Você realmente merece gastar! Mas, se ficou engasgado com alguma delas, é melhor ter juízo. O que você realmente merece é ter paz na sua vida financeira. É muito mais importante do que qualquer prazer fugaz.

O leitor pergunta

– Pretendo comprar um apartamento no fim de 2007. Como fazer para incrementar os rendimentos do dinheiro que está aplicado na poupança? Vale investir em ações?

– Não. Você não teria tempo para se recuperar de uma eventual crise no mercado. Fuja da tentação de especular com ações no curto prazo. Por outro lado, CDBs de bancos de primeira linha estão muito atraentes. Negocie taxas melhores com seu gerente. A volatilidade deve continuar alta no mercado de renda variável nos próximos meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]