Na compra de um apartamento, um fator cada vez mais importante é o preço do condomínio. Não dá para fugir dessa despesa que tem privilégios na hora da cobrança.
Edifícios com elevadores e com poucos apartamentos geralmente têm taxas de condomínio muito elevadas. Se houver área de lazer que exija muitos empregados no prédio, não tenha dúvida, o preço será ainda maior.
Evite comprar um apartamento com condomínio caro. Mesmo que ele esteja ainda na planta, procure antever o valor da taxa depois da entrega das chaves. Talvez ela até caiba no seu orçamento doméstico de hoje. O problema é que a taxa pode não caber no seu bolso daqui a alguns anos ou no bolso de um futuro comprador de seu apartamento. Ou seja, ela pode afugentar muitos potenciais compradores na hora da revenda.
Pior ainda: à medida que o prédio envelhece, obras tornam-se necessárias. Resultado: mais despesas para os condôminos que, provavelmente, também estarão envelhecidos e com renda inferior à de seus melhores anos na carreira profissional.
Condomínio tende a ser uma despesa fixa no curto prazo e crescente no longo prazo, a não ser que você resolva assumir a administração do prédio e dar um choque de gestão, tarefa um tanto árdua nos dias de hoje. Sorte de quem encontra um vizinho aposentado honesto e dedicado que pode acompanhar a administração.
Em prédios comerciais, o drama é ainda maior. Poucos comparecem às assembléias e a má gestão costuma correr solta. Nos grandes centros, poucos têm tempo ou conhecimento para auditar adequadamente as contas. Não tem jeito, o aborrecimento torna-se uma constante.
Sinceramente, para não se aborrecer no futuro, rejeite imóveis com condomínios caros, a não ser que eles sejam oferecidos com um enorme desconto na hora da compra.
O leitor pergunta:
Você é contra ou a favor da análise gráfica em ações?
Sou contra o uso isolado de gráficos para decisões de curto prazo. Eles costumam dar uma sensação de segurança sobre algo que é muito difícil antever. Por outro lado, sou a favor do uso de gráficos para análises de médio e de longo prazos, aliados à análise fundamentalista (indicadores contábeis e análise estratégica).
Mauro Halfeldmauro@halfeld.com.br