Cerca de 16 mil pessoas visitaram a 24ª Feira de Imóveis, entre os dias 26 e 30 de agosto, no Expo Renault Barigui. De acordo com a avaliação da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná, entidade que promove o evento, o público era formado por visitantes interessados, com conhecimento sobre o mercado e motivados para a compra do imóvel, na planta ou pronto para morar. Aline Perussolo Soares, presidente da Ademi-PR, diz que o movimento da feira cresceu cerca de um terço em relação à edição anterior. O volume de negócios encaminhados e efetivados no evento deve superar a expectativa de R$ 50 milhões. O novo formato da feira, com food trucks, palestras e outras atrações, foi aprovado pelo público e pelos expositores.

CARREGANDO :)

Arquitetura para o varejo

Moradores de Paranaguá começam a sentir a movimentação em torno da inauguração do shopping Estação Mall, prevista para novembro. Com cerca de 80 lojas, praça de alimentação e cinema, o shopping também impulsiona o mercado de arquitetura. Luciana Hara, arquiteta que cresceu na cidade litorânea e hoje tem escritório em Curitiba, observa que o projeto arquitetônico no varejo faz toda a diferença para atrair consumidores e aumentar o faturamento das lojas. Um dos primeiros aspectos, explica a profissional, é analisar o público-alvo e os produtos que serão vendidos, para então iniciar o planejamento. Circulação e acessibilidade, projeto luminotécnico, escolha de cores e texturas também devem ser considerados no projeto.

Publicidade

<h2>O cliente é especial</h2>

Comprador da unidade 401 do empreendimento da ATR Incorporadora, Rafael Stibilaski Paloma comemora a aquisição e curte os atrativos do momento pós-venda da empresa. Rafael Henrique Rosa, proprietário da ATR, explica que a incorporadora vem investindo, com sucesso, nas ações de pós-venda, que são encaradas como estratégias de gestão e um caminho para novos negócios. “O pós-venda representa uma arma poderosa, principalmente nesta época de retração econômica, em que os distratos aumentam abruptamente e os clientes pesquisam muito antes de comprar”, explica Rosa. O empresário acredita que o cumprimento de prazos e a qualidade da obra são importantes para fidelização, mas o que o cliente realmente espera é ser tratado, após a assinatura do contrato, com a mesma dedicação recebida no plantão de vendas. Na ATR, quando o imóvel está com 60% da obra concluída, a empresa envia para a casa do cliente um capacete com o número do apartamento adesivado e uma carta convidando para comparecer ao imóvel, usando o equipamento, para verificar o andamento das obras e decidir detalhes de personalização. Mensalmente, o comprador recebe relatórios com fotos da obra. Com o apartamento pronto, ele ganha uma camisa pólo personalizada , juntamente com uma mensagem de boas-vindas. 

<h2>Tudo novo</h2>

Cerca de 200 convidados prestigiaram o coquetel de lançamento da 1ª Mostra Artesanal Mais - Os Melhores Momentos do Dia, na última quarta-feira, entre eles o paisagista Wolfgang Schlögel, que assina o ambiente Pôr do Sol na Varanda – na foto, entre Luiz Francisco (à esq.) e Joana D’Arc Brugnolo Jacoski, sócios-proprietários da Artesanal Mais, e o curador da mostra que tem 21 ambientes assinados, o arquiteto Dalton Vidotti (à dir.). 

<h2>Os premiados da noite</h2>

A festa de três anos da Base Lojas Associadas, que reuniu mais de 250 arquitetos, designers de interiores e lojistas no + 55, revelou os profissionais que irão participar da viagem cultural a Lima, para visitar a Casa Cor Peru, em outubro: a designer Hellen Giacomitti e os arquitetos Rafael Egg, Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas (da esq. para a dir.).  

<h2>Cores e flores na Mercadoteca</h2>

Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores, e a arquiteta Cynthia Karas, responsável pelo projeto do box conceito da floricultura na Mercadoteca, visitaram nessa semana o espaço da loja, que será inaugurado em breve. A maior floricultura e garden center do sul do Brasil prepara para estrear em outubro uma nova versão de suas atividades, dentro do primeiro mercado gastronômico da capital paranaense. Logo na entrada da Mercadoteca, na Rua Paulo Gorski, os clientes poderão contemplar as flores e receber as boas vindas com o colorido especial do box da Esalflores, que terá no local seu segundo endereço fixo em Curitiba. 

<h2>Luz na decoração</h2>

Na hora de decorar, um bom projeto de iluminação pode fazer toda a diferença. A luz correta transforma espaços, tornando-os mais aconchegante e intimista, além de enriquecer os elementos da decoração. Essa foi a aposta da arquiteta Simone Stolfa, que priorizou o projeto luminotécnico na personalização do ambiente da foto. Ela explica que é necessário pensar na iluminação em geral e não só nos pontos de luz. A sala de jantar permite ousadias. “Pode-se criar uma atmosfera mais romântica, propícia para um jantar a dois, ou difusa, indicada para a família toda”, comenta a profissional, salientando que o uso de pendentes sobre a mesa de jantar cria um ambiente moderno e auxilia para que toda a mesa receba uma boa iluminação. Em ambientes integrados, é interessante optar pela mesma linguagem visual entre as luminárias e a temperatura da cor.  
Publicidade