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Mercado em Alta

A intuição funcionou

 | Antônio More/Gazeta do Povo
(Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Quando cursava engenharia elétrica na UFPR, Helder Dias não imaginava que se tornaria empresário – muito menos do ramo de movelaria para escritórios. Mas, como ele mesmo diz, rindo, "era o que tinha para o jantar". A Funcional Móveis, especializada em mobiliário corporativo, começou, literalmente, no fundo do quintal da casa dos pais de Helder. Ao pegar o diploma, em 1992, ele percebeu que não havia emprego para engenheiros e decidiu seguir com a fabricação de mesas para computadores – atividade que havia iniciado um ano antes em parceria com o irmão. Se a engenharia estava em baixa, o boom dos computadores de uso pessoal estava em plena expansão. O pulo do gato foi o apoio regulável para teclado, acoplado às mesas que fabricava. Helder conversou com a coluna sobre a bem-sucedida trajetória da Funcional.

Quais foram os momentos decisivos da empresa?

Tivemos um momento importante, depois de quatro anos fabricando mesas, quando percebemos que a clientela pedia outros produtos. Foi assim que fiz o primeiro gaveteiro para escritório. Começamos, então, a ampliar o portfólio de produtos. Em 1995 abrimos um showroom na fábrica, o que nos aproximou do cliente final. E, finalmente, a abertura da primeira loja, no Rebouças, em 2000.

Que tamanho a empresa tem hoje?

São 50 colaboradores na fábrica e três pontos de venda em locais estratégicos da cidade: Rebouças, Batel Soho e o showroom na fábrica. Temos três franqueados, em Fortaleza, Belo Horizonte e Mossoró. 

Como é criado o design dos móveis corporativos?

Temos cinco pessoas na equipe de criação e design. Os produtos são renovados e o nosso design segue tendências contemporâneas do mobiliário corporativo. Há uma diferença entre seguir tendência e seguir moda.

Como está sendo 2013?

Neste ano tivemos um crescimento de 20% sobre 2012. Curitiba está passando por um momento de grande oferta de edifícios corporativos.

Isso se reflete nas vendas da empresa?

Para nós é um cenário positivo. O mobiliário corporativo é cada vez mais importante para as empresas, as pessoas querem trabalhar em locais bonitos, com mobiliário adequado, circulação e funcionalidade garantidas.

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Bar Balaroti

Naideron Jr.

O Balaroti reuniu convidados (fornecedores e arquitetos) em seu Coquetel Bar Balaroti da Casa Cor, na segunda-feira (12). A empresa é patrocinadora local da mostra. Os convidados foram recepcionados pelo diretor presidente, Hélio Balarotti Junior (à direita), pelo diretor de marketing, Eduardo Balarotti (de cachecol), e pelas gerentes do segmento Design da rede, Josiane Fernandes e Monique Kahale.

25 x 25

Denis Ferreira Netto

O casal Adriana e Marcelo Sypniewski (à direita), da Grey House Iluminação, comemora a presença em 25 ambientes da Casa Cor Paraná no ano em que a empresa completa 25 anos. Entre os espaços está o "Studio de um Jovem Casal – Área Social", das arquitetas Letícia e Helena Rolim de Moura (à esquerda).

Usados em alta

De acordo com levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial, vinculado ao Secovi/PR, o mercado imobiliário de Curitiba se manteve estável no mês de julho. A venda de imóveis comerciais usados apresentou crescimento de quase três pontos porcentuais em relação a junho. O índice foi de 5,2% contra 2,6% do mês anterior. "Não estamos mais naquele momento de euforia que tivemos entre 2005 a 2011, quando as vendas estavam acima da média", diz Luiz Fernando Gottschild, presidente do Inpespar e vice-presidente de economia e estatística do Secovi.

Gelado e aquecido Sul

A LPS Brasil, grupo especializado em consultoria e intermediação de imóveis, controlador das marcas Lopes, Credipronto, HabitCasa, Ducati, Patrimóvel e Thá, acaba de divulgar o resultado do primeiro semestre de 2013, o melhor nos 77 anos de história da empresa. Com um crescimento de 9% ante o segundo trimestre de 2012, a intermediação foi recorde no segundo trimestre, chegando a R$ 5,4 bilhões. Com crescimento de dois pontos porcentuais, a Região Sul apresentou atingiu 14% de participação no total do VGV intermediado pela empresa em todo o país. Ao lado de São Paulo e Rio de janeiro, o Sul está entre os três mercados mais importantes, com participações de 51%, 23% e 15%, respectivamente.

Esse desempenho nacional representou para a LPS Brasil uma receita líquida de R$ 137,4 milhões entre abril e junho de 2013 – 29% acima do segundo trimestre de 2012.

Semana agitada

A loja Artefacto e a construtora Baggio realizam na próxima terça-feira, 20, coquetel de lançamento da Revista Baggio e de inauguração das vitrines assinadas por Cristiane Daros e Inês Jeiss. O evento será das 19 às 22 horas na Rua Comendador Araújo, 672, no Batel. E na quarta-feira a Cyrela Brazil Realty promove jantar de apresentação de mais um de seus empreendimentos em Curitiba, o DOM Batel. O evento será no Castelo do Batel, a partir das 19 horas.

Praia assinada

É do Estúdio Pantarolli Miranda o projeto do ambiente temático "Praia Nascer do Sol", do Grupo Brava Beach, na Casa Cor Paraná. Segundo o arquiteto Zeh Pantarolli e o designer Diego Miranda, a inspiração surgiu nas tendências e estilos das badaladas praias de Ibiza (Espanha), Miami e Eilat (Israel). Para compor o cenário, foram usadas espreguiçadeiras, poltronas e mesas de apoio para agregar requinte e conforto. Até uma uma lambreta vintage foi escolhida para reforçar o estilo "Miami Beach". O espaço foi ambientado com móveis e objetos da Momentum & Design, Saccaro, Tok Stok e Soffa Decorações.

"kombinação" nostálgica

Divulgação/Volkswagen

Essa é a Last Edition da Kombi, série especial com 600 unidades lançada pela Volkswagen. Oferecida a partir deste mês, a série marca o encerramento da produção da Kombi no Brasil, desde 2 de setembro de 1957, o mais longevo produto da indústria automobilística mundial. As unidades são numeradas com placa de identificação no painel e certificado de autenticidade. Cheia de detalhes inovadores, o veículo chega ao mercado com preço sugerido de R$ 85 mil.

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