Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado em Alta

Acompanhando o mercado

 | Luiz Silvestre Jr.
(Foto: Luiz Silvestre Jr.)

Formado em Administração de Empresas pela FAE, curso que escolheu no intuito de levar adiante os negócios da família, Carlos Eduardo Pereira está há 15 anos na direção da Imobiliária Paraíso – mas a empresa, fundada em 1975, está prestes a comemorar 40 anos de atuação em Curitiba. Ao lado da irmã Cristiane Pereira, advogada, e da mãe Elizabeth, corretora com vasta experiência, Pereira modernizou a imobiliária para acompanhar as mudanças no mercado local. A carteira de administração, com mais de 700 imóveis, se soma às unidades em comercialização. Diversidade é a marca: há imóveis em todas as regiões, de todos os preços e metragens. O empresário diz que a filosofia de trabalho da Paraíso sempre foi trabalhar de forma preventiva, buscando a excelência em tudo que faz, e manter bom relacionamento com os proprietários de imóveis para locação – alguns são clientes há mais de 30 anos.

Como você vê as transformações recentes no mercado local?

O mercado em Curitiba mudou muito. Além do maior volume de imóveis disponíveis, temos mais diversidade. Há muitos tipos de unidades residenciais e comerciais, em diferentes metragens e configurações, e dezenas de empreendimentos novos, modernos e adaptados às novas configurações familiares e às necessidades de quem vive em uma grande cidade. Antigamente, para quem pretendia alugar um imóvel, as opções eram restritas. Hoje você pode escolher até a cor do azulejo da cozinha. 

O público também mudou?

Sim, o perfil do locatário mudou bastante nos últimos anos. Vem muita gente de outras cidades para trabalhar e estudar em Curitiba. Por isso precisamos de dispositivos legais que permitam locações mais curtas, pois as pessoas têm mais mobilidade atualmente: mudam de cidades com mais facilidade em função da carreira ou dos estudos.

Junto aos novos, há muitos imóveis antigos para locação. Como alugar esse tipo de unidade?

É preciso haver investimento por parte do proprietário. Costumamos conversar com nossos clientes, para que percebam a importância de manter o imóvel em bom estado, com pintura, acabamentos e adequações que facilitem a locação. Oferecemos, inclusive, uma consultoria para isso. É muito importante ficar atento, também, ao condomínio, verificar se o prédio tem uma boa administração condominial, atenta às questões de conservação e modernização do prédio.

Galeria aberta

Paula Ariana Calory é primeira artista escolhida pela incorporadora AG7 Realty para participar do projeto Arte em Construção, no tapume da obra do Mandala, empreendimento residencial em parceria com a Thá, no Água Verde. A cada dois meses, artistas serão convidados para criar no local. A galeria a céu aberto conta, ainda, com intervenção de outras pessoas, que podem interagir com a obra usando as canetas especiais colocadas à disposição pela empresa. O tema de Outubro Rosa, na criação de Paula, fica no tapume até meados de novembro.

Festa no Botânico

O diretor-geral da Hafil Inc, Caio Napoli (à esq.), na foto com o diretor-geral da Brasil Brokers Galvão, Gerson Carlos da Silva, recebeu clientes do H.A. Offices Jardim Botânico no plantão de vendas do empreendimento na noite da última terça-feira, quando a incorporadora ofereceu coquetel aos convidados.

Festa no Batel

Em festa badalada, a Pastilhart inaugurou na última quarta-feira seu novo showroom, quando os sócios Alexandre Lara e Fábio Pacheco – na foto com os arquitetos Adolfo Sakaguti, da diretoria da Asbea-PR, e Francisco Almeida, responsável pelo projeto da loja – receberam convidados para conhecer o espaço, que tem 1,3 mil m² e mais de 500 estilos diferentes de pastilhas de decoração e lançamentos exclusivos de metais nobres e louças sanitárias.

Além do esperado

As arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, trabalham em parceria somando toques de inovação, criatividade e atenção aos detalhes. Projetos de urbanismo e arquitetônicos saem das pranchetas da dupla, além dos projetos de interiores que buscam funcionalidade e personalização com estética agradável, como no ambiente da foto, onde elas mantiveram a cozinha separada da sala, mas integraram os cômodos por meio de um passa-pratos no móvel planejado, que pode ser aberto com uma porta de correr – solução criativa e prática que aproveita o espaço e facilita as atividades.

Em região nobre

Na noite de terça-feira, o coquetel de lançamento do edifício corporativo Mai Work, da Construtora e Incorporadora Laguna, reuniu convidados, parceiros da empresa, arquitetos e profissionais do setor. O empreendimento faz parte do projeto que inclui o residencial Mai Home, na região do Parque Barigui, que já tem 50% dos apartamentos comercializados.

Funcional e moderno

A Total Storage Brasil, empresa que comercializa contêineres, promove evento no próximo sábado em sua sede, em Piraquara. Serão apresentadas as soluções e multifuncionalidades do sistema construtivo que pode ser utilizado na construção de casas, lojas, restaurantes e até mesmo escolas.

Conversa com conteúdo

A Base lojas associadas aproveita a Semana D, voltada para o design, para apresentar o Base Inbox, série de palestras que reunirá nomes importantes de áreas criativas. Nesta 1ª edição, que acontecerá nesta quinta-feira, no MON, o decorador Lupercio Manoel e Souza e o cantor lírico Paulo Barato falarão com os convidados sobre talento, inovação, desafios e futuro.

Aniversário e novidades

A Invespark Empreendimentos Imobiliários está comemorando 13 anos de atuação. A empresa é fruto da vocação empreendedora de Claudio Roth, fundador da rede de estacionamentos Auto Park, que opera mais de 90 estacionamentos em sete estados. A Invespark soma 2.051 unidades entregues e 249 mil metros quadrados lançados, além de 76 mil metros quadrados em produção, com a geração de 800 empregos diretos. Para 2015, a Invespark reserva mais uma novidade imobiliária, em local estratégico no centro de Curitiba.

Eles dominam

Apartamentos representam 71,1% dos cerca de 8 mil imóveis disponíveis para locação em Curitiba, de acordo com pesquisa recente do Instituto Paranaense de Pesquisa Imobiliária e Condominial (Inpespar), do Secovi-PR. Nos últimos 12 meses a variação dos preços dos imóveis residenciais para locação foi positiva nas cidades pesquisadas – Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, além da capital – com exceção de Maringá, que apresentou redução de valores.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.