A construtora e incorporadora Porto Camargo chega aos 15 anos registrando crescimento de volume de obras contratadas para terceiros e também de incorporações próprias. A empresa está na contramão do mercado imobiliário, que tem sinalizado ajustes e até mesmo retração no número de lançamentos de empreendimentos residenciais. De acordo com o sócio-gerente, Rodrigo Linhares Porto (foto), uma das chaves para o desenvolvimento da Porto Camargo, que começou como uma pequena empresa de engenharia que construía sobrados, está no rigoroso controle do fluxo de caixa. Honestidade e total transparência com clientes, consumidores, parceiros, fornecedores e investidores também são fundamentais, diz o engenheiro.
Qual o crescimento registrado de 2013 para 2014 e a previsão para este ano?
Do ano retrasado para o ano passado, o crescimento foi de 18%. Para 2015, a projeção é alcançar uma média entre 10 e 12%.
Como crescer em um cenário que projeta instabilidade econômica, alta de juros e da inflação e aumento do desemprego?
Nunca demos um passo maior do que as pernas. Temos a transparência e a honestidade como pilares da empresa. Cada lançamento segue um planejamento rigoroso. Lançamos vendas do empreendimento com a obra em andamento ou em fase final. Temos investidores que estão com a Porto Camargo há muito tempo, assim como nossos fornecedores e parceiros.
Quantos lançamentos estão previstos para esse ano?
Vamos lançar um edifício comercial no Água Verde e um residencial no Cabral. Além disso, já estamos em pré-lançamento do Tarsila, um prédio residencial em São José dos Pinhais, do Maranhão 1435, também residencial, no Água Verde, e do Santorini, no Hugo Lange.
Considerando obras para terceiros e incorporações próprias, quantos canteiros a Porto Camargo administra no momento?
Temos onze obras em andamento, entre residenciais, comerciais e um hotel. Faremos cinco entregas em 2015. Algumas obras já estão em fase final.
Sensação real
Silvia Lucena Schussel, analista de negócios da Tecnisa, e Nilcéia Rocha, coordenadora de marketing da empresa, apreciam o espaço que a construtora criou no hall central do ParkShopping Barigüi. A planta de um apartamento, plotada no tamanho real de 123 m², traz todos os detalhes de uma das unidades do Araucárias Vila Izabel, empreendimento que será implantado na Rua Pedro Collere, em área privilegiada, próxima a serviços, comércio e toda a infraestrutura da região da Água Verde e da Vila Isabel . A ação vai se estender até o final da primeira quinzena de março.
Inspiração em lançamentos
As arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn, do escritório ArqTríade, passaram por São Paulo nessa semana para conferir as novidades apresentadas na Expo Revestir. A dupla conheceu o que há de mais moderno no mercado de arquitetura e decoração e voltou inspirada para compor novos projetos. Conhecida como a “Fashion Week da Arquitetura e Decoração”, a Expo Revestir chegou à sua 13ª edição, trazendo os lançamentos das principais marcas nacionais e internacionais de revestimentos, louças e metais.
Posse prestigiada
O prefeito Gustavo Fruet compareceu à posse do presidente do CREA-PR, engenheiro Joel Krüger, na foto ao lado da esposa, Cláudia Ferreira. Na cerimônia, realizada na última segunda-feira, com a presença de lideranças da engenharia nacional, Krüger, que foi reeleito, assumiu a presidência para o triênio 2015-2017. Em seu discurso, ele agradeceu a todos os diretores, conselheiros, inspetores, profissionais, presidentes de gestões anteriores e funcionários que colaboraram para o sucesso de seu primeiro mandato, marcado pelo avanço do número de fiscalizações.
Lançamento e palestra
Com o tema Gestão Financeira para Escritórios de Arquitetura, a Irmãos Abage do Barigui promoveu café da manhã em parceria com a Boulle Móveis de Fundamento. O evento reuniu convidados que assistiram à palestra do diretor geral da Leão Bravo Gestão Financeira Empresarial, Leonardo Grisotto (na foto, de terno), e participaram do lançamento do showroom da Boulle Móveis de Fundamento, de Ugo Gutierrez Filho (de camisa xadrez), que passa a comercializar produtos exclusivos na loja da empresária Alessandra Abage Gomes, também na foto.
Mulheres em foco
Até o próximo dia 16 de março, projetos sociais realizados em Curitiba e Região Metropolitana, comandados por mulheres, podem ser inscritos no “Prêmio Elas Fazem”, do Grupo Gonzaga, que está em sua terceira edição. Idealizada como homenagem às mulheres e reconhecimento a instituições do terceiro setor, a premiação tem votação popular para a escolha do vencedor.
O consórcio é delas
As mulheres estão cada vez mais interessadas em investir no consórcio de imóveis, diz o levantamento realizado pela Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário. Nos últimos seis anos a evolução na comercialização para o público feminino aumentou em 79,44%. Hoje elas representam 25% dos consorciados, e a maioria(49,13%) está na faixa dos 40 anos de idade.
Entrega com festa
A bela fachada do The Square, da PDG, valorizada pela iluminação, foi clicada na semana passada, durante a festa de entrega das chaves aos compradores do empreendimento residencial com 240 apartamentos e três torres, no Portão. A construtora e incorporadora PDG também promoveu, na quinta-feira seguinte, o evento de entrega do Red, em coquetel para os novos moradores do residencial que tem 237 unidades e está localizado na Rua Major Heitor Guimarães, no bairro Campina do Siqueira, região do Ecoville.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.