Há seis anos, Rose Guazzi comandou a primeira Mostra Mueller Ecodesign quase como um hobby. A semente brotou e cresceu mais do que ela mesma podia imaginar. O que era um interesse pessoal por sustentabilidade se transformou em atividade paralela, enquanto atuava com paisagismo e projetos corporativos mas hoje é o foco principal da arquiteta nascida em Londrina. Rose buscou qualificação profissional e em breve será uma arquiteta certificadora, capacitada para assessorar e vistoriar projetos que busquem os selos Aqua e LEED, que conferem à edificação o status de imóvel que atende aos diversos itens de sustentabilidade. Mais uma vez à frente da Mueller Ecodesign, que nessa sexta edição tem patrocínio do Centro Universitário Curitiba e apoio do Núcleo Paranaense de Decoração, Rose conversou com a coluna sobre sua carreira e a mostra, que será entre 14 de agosto e 1º de setembro no Shopping Mueller.
Como estão os trabalhos da mostra?
Acabamos de entregar as pastas técnicas aos arquitetos, decoradores e designers participantes. Vamos apresentar a sustentabilidade abordando os quatro elementos água, fogo, terra e ar que são o tema do evento. Os profissionais têm o desafio de projetar espaços 100% sustentáveis. São dez ambientes, e neste ano teremos também 11 lojas do Mueller participando do evento. As vitrines dessas lojas serão ambientadas por profissionais que participaram de outras edições.
É difícil encontrar produtos sustentáveis para decoração?
Quando iniciei a mostra, era bem mais complicado. Mas o mercado amadureceu. É preciso buscar e pesquisar, mas há muitos fornecedores e novos produtos de qualidade com materiais recicláveis surgindo. Neste ano, por exemplo, temos parceria com a usina de reciclagem de garrafas pet do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. Sustentabilidade é um caminho sem volta.
Como surgiu seu interesse pelo assunto?
Na viagem que fiz ao Jalapão, no Tocantins, em 2005. Conheci a comunidade que vive da colheita e fabricação artesanal de produtos com o capim-dourado. Acompanhei todo o processo, convivi com as pessoas e fotografei tudo. Desenvolvi um painel com capim-dourado para uma mostra de arquitetura que fez muito sucesso. Depois busquei a reciclagem do couro da tilápia, peixe criado em tanques. As peles iam todas para o lixo. Criamos um processo de aproveitamento integral que inclui até o uso dos restos do peixe para fabricação de ração. E o couro da tilápia, processado adequadamente, é usado em móveis e objetos de decoração.
Qual ambiente você vai fazer nessa mostra?
Assino, com Marcelo Calixto, o espaço da Revista Viver Bem Casa&Decoração, da Gazeta do Povo.
* * * * *
Praia Brava em Curitiba
O complexo Brava Beach Internacional chega a Curitiba com todo gás. Além da inauguração da Brava Beach Store na região do Batel Soho, nesta semana, o grupo é um dos patrocinadores da Casa Cor Paraná. O anúncio oficial das novidades será nesta quinta-feira, em evento para convidados. Formado por quatro empresas de Santa Catarina FG Empreendimentos, Ciaplan, J.A. Russi e Riviera o grupo Brava Beach pretende consolidar e ampliar sua presença no litoral Norte de Santa Catarina. A imagem aérea mostra a evolução dos empreendimentos Corais e Aroeira na Praia Brava de Itajaí, que serão entregues em setembro de 2014.
O verde da Casa Cor
Escolhida como fornecedora oficial da 20ª edição da Casa Cor Paraná, que será entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro, a Esalgarden se consolida no mercado de paisagismo e jardinagem em Curitiba. Bruno José Esperança, gerente-geral do Grupo Esal, prepara a equipe para um grande trabalho. A Esalgarden será responsável pela manutenção geral dos espaços naturais da mostra e pelo paisagismo de cinco ambientes, entre eles a Praça Central, que terá um jardim vertical.
Onda retrô no shopping
A loja Certas Coisas Vintage, inaugurada recentemente no shopping Crystal, tem releituras de objetos e ícones que marcaram a cultura de décadas passadas entre eles, um sofá criado com a parte traseira de um Cadillac 1959. Comandada pelo casal Adriane Collet e Aloir Mario Sabbag Neto, a loja do shopping é a segunda unidade da Certas Coisas em Curitiba. A primeira fica no Juvevê.
Projetos em pauta
Os arquitetos convidados para participar da 6ª Mostra Mueller Ecodesign receberam material do evento em um brunch na loja Decormade, na segunda-feira, quando foi feito o sorteio dos ambientes. Na quarta-feira, um segundo evento, na loja Inove, também reuniu os profissionais da mostra. Marcelo Calixto e Rose Guazzi, coordenadores técnicos do evento (à dir.), Adriana Cardoso, coordenadora de marketing do Shopping Mueller, Maria Bond Schwartsburd, da loja Decormade, Eviete Dacol, presidente do Núcleo Paranaense de Decoração, e Antônio Miranda, coordenador do curso de arquitetura da Unicuritiba, falaram sobre sustentabilidade e os projetos desta edição.
Vitalidade
Recém-chegada ao mercado curitibano, com unidade instalada no Alto da XV, a Auxiliadora Predial está comemorando 82 anos da empresa. Com 66 lojas, entre unidades próprias e franquias, a imobiliária atua em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No início, a empresa funcionava como consórcio imobiliário. Logo ganhou a adesão de mais de 2.300 participantes, e ao longo das décadas ampliou os negócios. Até o final deste ano, a Predial chegará a 80 unidades, e para 2014 a meta é atingir 100 pontos.
Somando forças
A Rede Imóveis acaba de ganhar uma nova associada, a C3 Imóveis, que atua com unidades de alto padrão. Fundada em 2000, a imobiliária tem uma carteira de 350 imóveis para venda e locação, que entram no portfolio da associação. Agora com 13 empresas, a Rede tem mais de 4 mil opções de unidades, entre casas, apartamentos, terrenos, conjuntos comerciais e barracões, disponíveis para consulta no site.
Interiores
Será nesta terça-feira, na loja Geneva Sound System, o segundo encontro do Grupo de Trabalho de Arquitetura de Interiores, promovido pela regional da Associação dos Escritórios de Arquitetura (Asbea-PR). Os profissionais associados vão compartilhar experiências e planejar novos rumos da atividade no estado.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares