Waldemir Kürten conta histórias saborosas sobre a empresa que dirige. Muitas envolvem um longo relacionamento com clientes, acompanhando durante décadas pessoas que compraram da Kürten a primeira casa própria e que continuaram retornando à empresa para adquirir produtos maiores e mais sofisticados, de acordo com o crescimento da família e a evolução da renda. O empresário formou-se em Engenharia em São José dos Campos (SP) e começou a trabalhar enquanto ainda cursava a faculdade. Hoje comanda o grupo de origem familiar que, com mais de 60 anos, congrega mais de dez empresas, entre construção civil, madeireira, arquitetura, materiais de construção e transportadora, entre outras. O grupo contabiliza um total de 1,5 milhão de metros quadrados construídos no Brasil e em outros países. O momento é de expansão. Além de abrir franquias, o Grupo Kürten conta, em seu portfolio, com a recém-adquirida Ecos Haus, indústria de alta tecnologia alemã que fabrica o sistema construtivo wood frame. O empresário concedeu entrevista dentro de um sobrado construído em wood frame para demonstrar o alto padrão do produto e o conforto térmico e acústico que o sistema proporciona.
O brasileiro conhece bem o wood frame?
Ainda não. Há uma certa resistência por a estrutura dos módulos ser em madeira. Mas chegaremos lá. É uma questão cultural, o brasileiro está acostumado à alvenaria. O wood frame é utilizado há muitas décadas em outros países da Europa e América. No Canadá, por exemplo, 90% das residências são em wood frame. A qualidade e durabilidade são excelentes, além do conforto térmico.
O wood frame é mais econômico?
Sim, por ser um processo construtivo industrial. O tempo da obra é curto, podemos erguer uma casa em alguns dias sem os acabamentos, que o cliente pode customizar. O material utilizado no wood frame que fabricamos é certificado, totalmente ecológico e tratado. A obra é seca, gerando apenas 2% de resíduos, enquanto a alvenaria pode chegar a 40% de desperdício. O equilíbrio térmico gera grande economia no uso do imóvel, reduzindo o consumo de energia.
E os projetos?
Temos um departamento de arquitetura para desenhar as plantas. O cliente pode adaptar os projetos que oferecemos.
A Kürten continua fabricando e vendendo casas de madeira pré-montadas?
Sim. Temos produtos para todas as faixas de poder aquisitivo, do modelo mais simples até mansões e casas sofisticadas. Temos a pré-montada, a casa de madeira maciça com paredes duplas, as Log Homes, e as residências em wood frame.
Luxo e conforto à beira-mar
Durante a sétima edição do Festival Náutico Tedesco Marina, que vai até amanhã em Balneário Camboriú, o grupo paranaense Hestia faz sua estreia no badalado evento apresentando o Green Ocean Condominium, condomínio de casas de luxo na bela Praia do Estaleirinho, também em Santa Catarina. Já estão sendo desenvolvidos projetos arquitetônico e de automação customizados para cada edificação do condomínio.
Compacta e surpreendente
Perci e Eloísa Hultmann, proprietários da Total Storage Brasil, comemoram com o arquiteto Filipe Bender (à dir.) a estreia da empresa na Casa Cor Paraná 2014, no evento para apresentação da Casa Container, projeto desenvolvido em parceria com as arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas. Com 90 m², o espaço, feito com dois contêineres da Total Storage, traz diversos ambientes com acabamentos de alto padrão e surpreende os visitantes.
Coleção contemporânea
O empresário Edson Marochi (à dir.) celebrou os três anos da Simmetria Ambienti ao lado de Mauricio Pinheiro Lima, Margit Soares, Rose Guazzi e muitos outros arquitetos, designers e decoradores. Os convidados também conferiram a coleção 2014 da loja de mobiliário contemporâneo e foram apresentados à 3ª edição do Clube Simm, programa de relacionamento para especificadores da marca.
Compromisso cumprido
A Plaenge entregou, ontem, seu 21º empreendimento em Curitiba, o Privilege, com brunch ao estilo inglês preparado pelo chef Fabiano Marcolini para os novos moradores. A responsabilidade com os prazos foram é uma das marcas da empresa, que entregará em nobembro outro empreendimento, o Majestic.
Entregas antecipadas
Ainda em setembro, a construtora MRV deve fazer a entrega de, pelo menos, seis empreendimentos, com até cinco meses de antecipação em relação à data de contrato do cliente, em diversas cidades do Paraná. São mais de 1,1 mil unidades em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Arapongas e Maringá. Na capital e Região Metropolitana, cerca de 620 famílias poderão pegar a chave da casa própria antes do previsto a maioria deixa de pagar aluguel ou de ocupar moradias improvisadas.
O luxo por quem entende
O "Café & Conteúdo" da Compagnia Internazionale Casa recebe nesta quinta-feira, dia 11, profissionais da arquitetura e decoração para a terceira edição do evento, que terá bate-papo com Jayme Bernardo. O arquiteto vai falar sobre sua experiência no mercado de luxo nacional e internacional. Sócios da Fibonacci Construções Civis, o engenheiro Carlos Tadeu Forville e a arquiteta Milena Schulmeister também irão contribuir para uma abordagem mais ampla sobre o mercado de luxo.
Acima das expectativas
Com recorde de vendas conquistado na 23ª edição da Feira de Imóveis do Paraná, a Ademilar contabiliza a comercialização de R$ 7,5 milhões em créditos durante o evento, com perspectiva da venda de mais R$ 3 milhões nas próximas semanas, a serem recebidos conforme as contemplações. A empresa apresentou a Aposentadoria Imobiliária Ademilar e as particularidades do sistema de consórcio, com condições especiais de pagamento.
Parceria de sucesso
A celebração da parceria entre a incorporadora Hafil Inc e a imobiliária Lopes reuniu cerca de 200 corretores em coquetel no Visconti Bar, onde foram recepcionados pelo diretor-geral da Hafil, Caio Napoli, o diretor do Grupo Hafil, Henrique Almeida Filho, e o diretor de atendimento da Lopes, Luiz Augusto Brenner Rose.
Design em alta
A designer de interiores Julia Varaschin, que participa pela primeira vez da Casa Cor Paraná com o ambiente "Studio para um Bebê", mostra o berço com design criado, por ela mesma, especialmente para a mostra. O móvel encantou visitantes e fabricantes, como a marca de móveis infantis Sleeper, que passará a produzi-lo para comercialização. A peça traz praticidade, conforto e segurança com design arrojado.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.