O olhar dela
A maior obra em construção em Curitiba recebe visitas diárias para controle de qualidade e quem está à frente da inspeção rigorosa é uma mulher. Com nada menos que 75,7 mil metros quadrados de área total em três torres, o 7th Live & Work, da construtora Thá, almeja a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que atribui ao empreendimento o título de Green Building. Ela que não pode ter o nome revelado por questões de segurança fica de olho no trabalho de uma equipe que pode chegar a 600 funcionários.
O cronograma enxuto vem sendo rigorosamente respeitado: o prazo de entrega é março de 2015.
A toda prova
Também de olho na qualidade, a Swell Construções e Incorporações acaba de obter a renovação das certificações ISO 9001 e do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, nível A. Os selos são atestados pela Unidade de Certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná. Além de atestar a eficiência dos produtos e serviços oferecidos pela construtora, as certificações habilitam a Swell a participar de licitações e pleitear recursos nos agentes financeiros.
Assim fica fácil
Quem está querendo dar cara nova ao lar vai gostar dessa novidade. O novo blog da Brookfield Incorporações (blogbrookfield.com.br) traz depoimentos de renomados arquitetos de todo o país, passando dicas de como ambientar novos e antigos espaços. A cada 15 dias, a seção "Dicas de Decoração" trará novos vídeos com truques dos especialistas para tornar casas e apartamentos mais aconchegantes. Primeira a participar, a arquiteta paulista Janaína Leibovich fala sobre iluminação e espelhos.
A Brookfield vai abrir em breve dois apartamentos decorados no condomínio Update, localizado no Portão.
Sob o mesmo teto
Duas das mais importantes marcas do BMW Group, a BMW e a MINI Cooper, em breve estarão em um mesmo endereço em Curitiba. Depois de comemorar três anos em abril, a concessionária Euro Import MINI está recebendo adequações para atender aos padrões mundiais do grupo. Nos próximos dias, passa a compartilhar o atual endereço, na Avenida Arthur Bernardes, com a nova concessionária Euro Import BMW. Este será o segundo ponto de venda da BMW na capital além da atual localização, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, que segue funcionando normalmente.
Há 30 anos, o recém-formado engenheiro civil João Carlos Perussolo dava seus primeiros passos como construtor. O empreendimento que lançou a marca San Remo era o discreto edifício Marajoara, com apenas quatro andares e oito apartamentos, no Bacacheri. Eis que três décadas depois, Perussolo assina o mais ousado empreendimento imobiliário de Curitiba, o residencial Palazzo Lumini, na Ecoville codinome mercadológico do tradicional Mossunguê destinado ao segmento AAA. Hoje, o famoso tapume azul da empresa, em locais estratégicos da cidade, é sinônimo de luxo.
O preço dos apartamentos do Lumini incluindo a cobertura duplex é segredo, mas, sabe-se, começa a partir de uma dezena e meia de milhões de reais. E já há unidades vendidas. O projeto arquitetônico é do escritório Baggio Pereira & Schiavon. Plantado em um terreno de aproximadamente 13 mil m², o Palazzo Lumini é literalmente a aposta mais alta da San Remo desde que foi fundada. São 29 apartamentos-tipo, com 1.440 m² de área total e 874 de área privativa, distribuídos em uma única torre de 36 pavimentos. A cobertura duplex é a cereja do bolo.
Os requintes incluem heliponto, piscina exclusiva para cada unidade além do complexo de piscinas na área comum, incluindo uma coberta campo de golfe com nove buracos, spa e serviço de gastronomia 24 horas assinado pelo renomado chef Celso Freire. Para se ter uma ideia, os apartamentos do Palazzo Lumini têm área privativa superior à cobertura triplex apresentada nesta semana como a mais luxuosa e mais cara de Nova York com "apenas" 740 m².
A coluna conversou com Perussolo e Bernardo durante tour exclusivo pelo Palazzo Lumini, que fica pronto em meados de 2013.
Como se chegou ao conceito desse edifício?
João Carlos Perussolo Há mais de três anos eu penso nesse empreendimento. Vejo como uma evolução natural na história da San Remo, pois sempre fizemos edifícios exclusivos, com alta qualidade. Com o projeto pronto, percebemos que era preciso ainda mais área, e fui atrás do terreno vizinho.
Vários detalhes impressionam: o salão de beleza, ou o local para o pet no apartamento, com limpeza automática. De onde vêm essas ideias?
JCP Vêm da minha cabeça, de vivências, de muita observação. O espaço da beleza feminina eu bolei por experiência própria. Tenho três mulheres em casa e cada vez que precisam ir a uma festa, chamam cabeleireiro e maquiador. No Lumini as moradoras vão ter um espaço próprio para se arrumar para as festas, com equipamentos profissionais.
Algumas unidades já foram vendidas. Quem são os compradores?
JCP Não posso revelar, todos pedem sigilo. Aliás, essa é uma das preocupações principais do projeto, desde o início: a segurança total. Todos os detalhes foram pensados. É um sistema avançadíssimo.
Você e sua família vão morar no Lumini?
JCP Não sei, acho que não... mas pretendo ter um apartamento no edifício! É um bom investimento (risos)!
Jayme, na sua opinião, o Palazzo Lumini é uma ousadia ou um tiro certeiro?
Jayme Bernardo A San Remo acertou no alvo. Curitiba precisava de um empreendimento como esse.
Por quê?
JB - Não há nenhum edifício residencial nesse padrão na cidade, e sei que há quem procure por isso.
Como foi decorar um apartamento com quase 900 m2?
JB Um desafio maravilhoso. Eu e o João Carlos trocamos muitas ideias. Criei uma ambientação contemporânea e elegante, com móveis da Vila Sierra e obras de arte das galerias SIM e Simões de Assis.
Objeto de desejo
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião