A preferência de uma grande parcela da população por residências em condomínio vem se evidenciando. Prova desse mercado crescente é o sucesso de comercialização de empreendimentos recém-lançados em Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. A personalização de projetos, que traz a possibilidade de escolha entre diferentes estilos, acabamentos e até mesmo sistemas construtivos, atrai clientes. Com experiência nesse setor, somada aos anos de carreira no mercado financeiro e em marketing, o administrador Guido Garcia, à frente da Construtora Monreal, constrói casas de alto padrão para moradores de Curitiba há dez anos. Em 2014, a empresa deve dar um salto em inovação. Ao lado do filho, o engenheiro Cassiano Garcia, Guido Garcia promete abrir novos mercados no segmento de construção de casas.
Com tantas opções no mercado imobiliário vertical, por que tanta gente opta por casas em condomínios?
Há a questão da segurança. Outras motivação forte é o espaço. Nada se compara a criar filhos em uma casa com áreas externas. Em casa você tem liberdade, recebe amigos, a família tem lazer e qualidade de vida. É um estilo de vida. Poder construir com um projeto personalizado, planejando os ambientes e espaços desejados, é um diferencial muito grande em relação a apartamentos.
Como a Monreal cresceu nesses dez anos?
Temos comprometimento total com o cliente. Cumprimos prazos e entregamos o resultado desejado. A satisfação de cada cliente é o foco. Acompanhamos toda a execução do projeto até a entrega da chave. Dessa forma, desde o início da empresa, um cliente foi indicando outro e assim crescemos e nos consolidamos. Nosso sistema de preço do metro quadrado fechado é ideal para quem vai construir. Costumo dizer que vendemos o incômodo mínimo. O cliente se envolve pouco com a obra: participa bastante do projeto, dos contatos com arquiteto, escolha de materiais e acabamento, mas do canteiro de obra, quem cuida somos nós.
Dá para atender a todos os desejos do cliente?
Nosso contato com a família é fundamental para decidir o que é possível fazer. Construir a casa onde vai viver é um passo importante na vida de qualquer pessoa: na maioria das vezes, é o maior investimento da vida. Por isso também damos assessoria financeira e cuidamos de toda a parte burocrática, como licenças, alvarás e documentos.
Como é o sistema de preço fechado?
Para viabilizar a obra, trabalhamos dentro de um nicho bem definido. A residência deve ter, no mínimo, 250 metros quadrados. Com nossa equipe de fornecedores e colaboradores bem estabelecida, conseguimos construir por um valor a partir de R$ 2,7 mil o metro quadrado. Esse valor depende dos materiais e acabamentos escolhidos pelo cliente e pode ser bem mais alto.
Qual o tamanho da Monreal?
Hoje temos 38 projetos em andamento. Desses, 17 estão em obras. Nos últimos dois meses, entregamos oito residências. Mas para 2014 estamos preparando uma grande novidade. Ainda não podemos revelar, mas posso dizer que é um novo produto que traz inovação e ainda mais qualidade.
* * * * *
Sucesso em 2013
O coquetel de fim de ano da loja de mobiliário contemporâneo Simmetria Ambienti foi bastante prestigiado por profissionais de arquitetura e decoração. Edson Marochi, diretor da marca (em pé), recebeu dezenas de convidados na confraternização que comemorou o bom desempenho da loja e as parcerias firmadas em 2013, entre eles, os arquitetos Luciana Patrão e Sérgio Valliatti.
Consórcio que cresce
Em jantar com colaboradores para comemorar os 22 anos da Ademilar, no Toscana, o diretor comercial no Paraná, Claudir Santos, o diretor financeiro, Raul Schuchovsky Neto, o diretor comercial em Santa Catarina, André Marini, e Tatiana Schuchovsky Reichmann, diretora superintendente, comemoram o bom desempenho do consórcio imobiliário.
Identidade em design
Cleo Moura, Jane Rocha, Raquel Frizzas e Camila Frizzas estavam entre os convidados do mundo da arquitetura e decoração na festa de inauguração da nova loja da Todeschini em Curitiba. O showroom da Todeschini Batel apresenta produtos da recém-lançada coleção da marca de móveis planejados, intitulada Identidade.
História e modernidade juntas
Com a obra de revitalização do imóvel histórico onde funcionou a Sociedade Beneficente dos Operários do Batel, na Rua Francisco Rocha, finalizada, a Nex Coworking prepara a mudança para o local. A empresa de escritórios coletivos será locatária do espaço, em localização privilegiada no Batel, que foi revitalizado pelo empresário Henrique Demeterco.
Novo ano na rede
Empossada na última terça-feira, a diretoria da Rede Imóveis, que reúne 13 imobiliárias de Curitiba, terá Fernando Galvão Puhl por mais um ano como presidente. Puhl foi reeleito com Luciano Tomazini como vice-presidente, Maurício Moritz como tesoureiro e Maria de Fatima Galvão como secretária, além dos coordenadores Nancy Tallã, Andrea Sech, Marlon Moser, Andrea Baggio, Neuza Kutinskas, Josélio Barreto e Luciane Nardelli.
Arquitetos em festa
Será amanhã à noite a festa de final de ano da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura AsBEA-PR, no Salão de Cristal do Museu Oscar Niemeyer. Diretoria e associados vão se encontrar com profissionais e convidados de outras entidades representativas do setor, dentro da programação da I Semana de Arquitetura.