Com quase três décadas de atuação, a Kondor Imóveis tornou-se mais do que uma empresa do mercado imobiliário. Localizada na Avenida Manoel Ribas, a imobiliária é uma referência na região de Santa Felicidade. A diretora executiva, Neusa Kutinskas, tem entre seus clientes muitos moradores antigos, que estão no bairro desde que a maioria das propriedades ainda era formada por chácaras ou casas com amplos quintais. Esses imóveis muitos dos quais deram lugar a condomínios horizontais de alto padrão e sobrados são frutos da colonização italiana que dá a Santa Felicidade uma identidade única, fazendo da região um dos locais mais desejados quando se procura muita área verde, sossego e um clima de cidade do interior onde todos se conhecem. A tradição convive com os ares cosmopolitas trazidos por novos moradores vindos de outros bairros, cidades e países. A expansão imobiliária e da infraestrutura de comércio e serviços não descaracterizaram o bairro. Acompanhando esse desenvolvimento, a Kondor cresceu junto com Santa Felicidade. O ano de 2014 marca uma nova etapa da empresa, que está reposicionando a marca e consolidando processos internos e de atendimento. Neusa conversou com a coluna sobre esse momento da imobiliária.
Você está na Kondor desde o início?
A empresa foi fundada em 1986. Eu e minha irmã, Neide, adquirimos a Kondor em 1989, quando surgiu uma oportunidade. Hoje a Neide tem outra empresa. Meu marido, por outro lado, fundou a construtora que é uma empresa parceria nossa.
Em todos esses anos, você acompanhou de perto o crescimento da região. A Kondor também cresceu. O que mudou no bairro?
Os condomínios horizontais atraíram muita gente de fora, de outros bairros e cidades. Inclusive pessoas de outros países que vieram morar em Curitiba por questões profissionais. A infraestrutura cresceu muito, hoje temos grandes empresas junto ao comércio tradicional do bairro. Mas a região mantém a identidade, com muito verde. As exigências municipais para construções novas são grandes. É preciso manter e preservar as áreas, não há verticalização. Por isso as pessoas gostam de vir morar aqui. Ao mesmo tempo, tenho clientes antigos na região, proprietários e investidores, que gostam de ser atendidos à moda antiga, com cafezinho e um dedo de conversa. Nosso atendimento é um ponto forte, e muito importante na expansão da imobiliária.
A Kondor tem imóveis em outros bairros?
Sim. Entre 70% e 80% da nossa carteira de locação e vendas é na região, mas temos imóveis em outros bairros. O reposicionamento da empresa que estamos apresentando nesse segundo semestre, e nossa participação na Rede Imóveis, demonstram nossa atuação no mercado. A empresa se prepara para chegar aos 30 anos renovada e atuante, mantendo a marca e modernizando processos.
* * * * *
Ao vivo e em cores
Nome de ponta da arquitetura de interiores, o paulista Sig Bergamin esteve em Curitiba para a inauguração da Amare Presentes, loja de Solange Elias, Monica Malucelli do Amaral e Armando Nasser. Em palestra para convidados e profissionais de arquitetura e décor, quarta-feira, o arquiteto conhecido pelo uso das cores e liberdade criativa mostrou suas residências em São Paulo e Nova York, onde mantém escritórios, e em Trancoso, seu refúgio no Litoral baiano. Sig disse que a cor azul é uma forte inspiração em seus projetos, assim como viagens constantes ao Oriente, especialmente a Índia.
Unidos pela qualidade
Uma parceria de peso na revitalização da nova sede do Centro Europeu une a instituição à Docol, referência na produção de metais para cozinhas e banheiros, agora responsável pelo fornecimento desses materiais na reforma do casarão histórico no Batel que receberá cursos da escola de profissões. A empresa também vai disponibilizar profissionais para cursos do Centro. Leandro Stechinski, coordenador de especificações técnicas da Docol, e Fernanda de Prado Moraes, gerente de marketing corporativo da empresa, visitaram o imóvel, ciceroneados por José Ost, diretor-geral do Centro Europeu.
Conceito renovado
Na última terça-feira, o lançamento do filme Sua Casa de Revista, que apresentou o novo conceito da Artesanal Mais, reuniu cerca de 200 convidads na loja, entre eles, a arquiteta Rosa Dalledone, que prestigiou a sócia-proprietária da empresa, Joana DArc Brugnolo Jacoski, e sua filha Lara Jacoski.
Voo empreendedor
Caroline Dias, CEO do Grupo Universal Decor dos sites Montacasa, Kaza on Sale e Casa Garimpo, do aplicativo Renovei e do blog Adoro Decorar foi selecionada entre mais de 200 empresários inscritos para o TechMission, programa da Brazil Innovators que levará empreendedores de maior potencial no mercado brasileiro para um período de imersão no Vale do Silício. Caroline é uma das 13 pessoas escolhidas e a única de Curitiba que estará, entre 17 e 23 de agosto, visitando empresas californianas e participando de aulas de empreendedorismo e sessões de networking.
Projeto antenado
A Union Architectural Concept está entre os escritórios escolhidos para participar da 1ª Mostra Romanzza Curitiba, que abre no próximo dia 21, quando será celebrada também a inauguração da loja em Curitiba. As arquitetas Carla Niehues e Danni Piacentini Zago, da Union, assinam o projeto do espaço Quarto da Jovem Blogueira de Moda.
Estilo para os pequenos
Quando o assunto é quarto de criança, a Villa Bambini, especializada no segmento infantil, oferece com exclusividade a linha de móveis de madeira maciça com entalhes Lilian Pimenta, consagrada em São Paulo e no Rio de Janeiro. No próximo dia 13, a proprietária da loja, Schanna Basile, receberá convidados para apresentar as peças, em evento que terá a presença da empresária Lilian Pimenta.
Evento no litoral
Imobiliárias com sede nas praias paranaenses estarão reunidas no final do mês para oferecer centenas de casas e apartamentos no Feirão de Imóveis do Litoral, que integra a programação do 4º Festival de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná. O evento será entre 21 e 23 de agosto, na Associação Banestado de Praia de Leste, em Pontal do Paraná.
Futuro com história
As arquitetas Adriana von Bahten e Francis Bergmann Bley, da iS Arquitetura, curtem o espaço ao pé da escada de madeira maciça no imóvel onde funciona o escritório de coworking Nex Batel. O projeto de interiores, iluminação e paisagismo do antigo casarão, assinado por Francis e Adriana, mantém peças preservadas do prédio que abrigava a Sociedade dos Operários do Batel, como a escada, partes do piso e outros elementos históricos, em harmonia com a proposta de integração de ambientes, inovação e contemporaneidade do espaço de 1,7 mil metros quadrados.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Deixe sua opinião